Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Curso aborda impacto do estresse e traumas durante a infância e adolescência
RSS
A A A
Publicação:

Curso aborda impacto do estresse e traumas durante a infância e adolescência

Curso aborda impacto do estresse e traumas durante a infância e adolescência
siquiatra Mario Francisco Juruena é professor doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Foto: Mírian Barradas/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove nesta terça e quarta-feira (dias 18 e 19) um curso de capacitação sobre as consequências na vida adulta do estresse durante a infância e adolescência. O ministrante é o psiquiatra Mario Francisco Juruena, professor doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O evento é voltado a profissionais da área e acontece no auditório do Ministério Público do Estado. A promoção é da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Escola de Saúde Pública e Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

Juruena também é professor e pesquisador do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências da universidade King's College, de Londres. Na abertura do curso, ele explanou a questão das experiências traumáticas pelas quais uma criança ou jovem pode passar e o reflexo desses eventos no futuro. Segundo o psiquiatra, esse estresse precoce pode ocorrer em casos de abuso físico, sexual e/ou emocional, negligência e a perda dos pais. Ele acrescenta que quanto mais jovem a pessoa, mais frágil ela é e, assim, maior o impacto que esses eventos podem causar. As consequências podem ser psicopatologias como depressão, ansiedade e abuso de drogas ou até outras doenças imunes, metabólicas ou cardiovasculares. 

A atividade promovida pela SES busca capacitar para o treinamento do diagnóstico por parte dos profissionais, a partir de entrevistas clínicas e novos métodos e técnicas de investigação de transtornos mentais. No segundo e último dia de curso, o foco é a organização e avaliação das políticas e programas da área de saúde mental, assim como a aplicação do protocolo de diagnóstico e terapêuticos.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA