Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP/RS recebe certificado da Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública
RSS
A A A
Publicação:

ESP/RS recebe certificado da Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública

Participantes posam para foto no final do evento
A ESP/RS foi certificada como uma das dez Escolas de Saúde Pública do Brasil a pertencer a Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública - Foto: Divulgação/ENSP

Aconteceu o Encontro Nacional 2015 da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, agora conhecida como RedEscola, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro, de 10 a 12 de junho. A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública tem a missão de articular e de fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS. A Rede é composta por 48 instituições de ensino, integrando escolas ligadas aos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde e os centros universitários engajados nessas atividades nas cinco regiões do país. É coordenada por um Grupo de Condução, composto por representantes de 10 escolas/centros formadores, por meio de uma Secretaria Executiva com sede na ENSP. O evento contou com troca de experiências e aprendizado, assim como discussões em torno de temas ligados à saúde pública e à saúde coletiva.

Na ocasião, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) foi certificada como uma das dez Escolas de Saúde Pública do Brasil a pertencer a Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública. Também passou a fazer parte do grupo de Condução da Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública, no qual a vice-diretora, Stella Maria Feyh Ribeiro, foi escolhida como a titular da região sul do Brasil.

No encontro foi debatido detalhes do calendário de atividades das Escolas, o logotipo da Rede e foi apresentado o Regulamento da Rede de Escolas, que visa se constituir como diretriz política, técnica e operacional para ações e bom funcionamento das Escolas.

O evento contou com a presença da Escuela de Salud Publica Dr. Salvador Allende, do Chile, que participou pela primeira vez do evento, compartilhando experiências e dialogando com os participantes acerca da formação em saúde. Ao final do Encontro, a escola chilena recebeu a distinção de membro honorário da RedEscola.

A Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública apresentou sua nova marca e identidade, que de agora em diante passa a ser conhecida como Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). A renovação é fruto do amadurecimento e do momento em que a Rede se posiciona como uma importante rede de escolas em saúde pública e em saúde coletiva e como um ator político em defesa da saúde pública.

Outros pontos debatidos durante o evento foram:

-Apresentação da Agência de Acreditação Pedagógica.

- Oficina de Transferência de Tecnologia de Educação a Distância para as Escolas da Rede;

- Resultados preliminares do projeto de informação para a gestão (Conhecer para Compartilhar; Compartilhar para Conhecer);

- Rodas de Conversa temáticas, depois do horário da plenária, na qual escolas reuniram-se espontaneamente em torno de assuntos de interesse comum, para trocar experiências e compartilhar formas de enfrentar problemas. As Rodas de Conversa, iniciativa das próprias escolas durante o evento, foi um dos pontos altos do Encontro.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA