Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Diretora da ESP/RS participa de homenagem aos 140 anos de Imigração Italiana
RSS
A A A
Publicação:

Diretora da ESP/RS participa de homenagem aos 140 anos de Imigração Italiana

Diretora Teresinha Valduga Cardoso na Assembleia Legislativa
Segundo o deputado João Reinelli homenageou, estima-se que vivam atualmente no Rio Grande do Sul três milhões de oriundi, famílias de origem italiana - Foto: Fernanda Nunes

A diretora da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), Teresinha Valduga Cardoso, foi uma das autoridades homenageadas na solenidade de comemoração dos 140 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa. No Grande Expediente Especial, o deputado João Reinelli homenageou a etnia, chamando atenção para sua importância até os dias de hoje. “Ela está presente em nosso cotidiano, seja pelo reflexo de sua cultura no dia a dia, pela mistura de raças ou devido à simpatia que temos por este povo, os italianos”, comenta.

Descendente de italianos, Reinelli recordou que seus antepassados deixaram a Itália ainda no final do século XIX e vieram ao Rio Grande do Sul, assim como milhares de outros imigrantes, em busca do sonho de melhorar de vida. “Eles buscavam um pedaço de terra nova para criar raízes e formar novas gerações, o que contribuiu para o desenvolvimento do Brasil”, conta. "Aqui, mesmo quem não tem sangue italiano correndo nas veias, reconhece que os costumes e a riqueza cultural trazidos por estes imigrantes, há 140 anos, fazem parte de nós, de todos os gaúchos”.

O Grande Expediente Especial também contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, representando o governador José Ivo Sartori; das vice-cônsules da Itália em Porto Alegre, Maria Concetta Tosti e Maria Rosária Valeri; do representante do Tribunal de Justiça, Umberto Guaspari Sudbrack; do representante da Procuradoria-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner; do representante do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no RS, Lourenço Dreyer; do vereador Idenir Cecchin, representando a Câmara Municipal da Capital; do deputado emérito Victor Faccioni, representando o Tribunal de Contas e integrantes da comunidade italiano no Rio Grande do Sul.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA