Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Horta Comunitária da USF Herdeiros visa promoção na qualidade de vida
RSS
A A A
Publicação:

Horta Comunitária da USF Herdeiros visa promoção na qualidade de vida

Participante do grupo mexe na horta
A horta tem como objetivo promover saúde, prevenir agravos e de reduzir danos por meio de atividades terapêuticas - Foto: Gabriel Severo

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como tema para o Dia Mundial de Saúde, 7 de abril, a Segurança Alimentar. A OMS optou por  esta área da saúde pública pela necessidade de reforçar a segurança de alimentos nos países, principalmente em virtude do abastecimento globalizado, e também, entre outros aspectos, porque alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano – incluindo muitas crianças.

Uma horta comunitária no terreno da Unidade de Saúde da Família (USF) Herdeiros, no bairro Agronomia, é exemplo deste cuidado preconizado pela OMS àqueles que compõem a cadeia de produção alimentar e da integração entre profissionais e moradores da região. Criada em 2012, em comemoração aos dez anos da unidade, o espaço era antes aberto ao público, mas sem o tratamento profissional adequado. Entretanto, a residente de Atenção Básica em Saúde da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), Letícia de Lima Raymundo, constatou a oportunidade de elaborar uma forma de utilizar a horta para a obtenção de melhor qualidade de vida dos usuários e dos trabalhadores. 

“Eu precisava criar um Projeto de Gerenciamento para a Residência Integrada em Saúde. Trabalhando na USF, notei que a horta necessitava de um cuidado maior”, relembra Letícia. “Foi então que montei, ao lado da coordenadora do posto, o projeto do grupo que tomaria conta dela”. Surgiu, assim, o desejo de trabalhar na horta com o objetivo de promover saúde, prevenir agravos e de reduzir danos por meio de atividades terapêuticas, educação alimentar, atividades de lazer, distração e recreação. A profissional, inclusive, fez um curso de plantas medicinais em Nova Petrópolis para especialização do trabalho. A equipe estabelecida conta com um técnico de enfermagem, uma auxiliar de odontologia, um agente de saúde, além de moradores da comunidade que tiverem o interesse. A colheita é feita por integrantes do grupo, uma vez por semana, e é aberta às pessoas que vivem na região.

Junto disso, a horta também é utilizada para trabalho com alguns grupos dentro da USF. “O Grupo de Amigos é centrado em usuários de doença mental. Portanto, usamos o espaço para atividades terapêuticas”, explica a coordenadora da USF Herdeiros, Estela Maria Hartmann Carlucci. “Há também o Grupo Hiperdia, focado em indivíduos hipertensos. Com eles,ensinamos ouso do sal aromático, suco de couve, tudo que possa trazer melhorias a sua saúde”, conta Letícia, que se formou este ano, mas que fica felizemver o trabalho da horta comunitária tendo continuidade. “É muito gratificante, pois encontrei moradores em situações difíceis, que não tinham café ou leite para tomar em casa, mas que sabiam sobre o uso das ervas e chás para consumo. É importante prestarmos esse auxílio direto para a comunidade”, complementa.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA