Encontro Macrorregional em Santo Ângelo aborda Educação permanente em Saúde Coletiva

O Encontro Macrorregional de Educação Permanente em Saúde Coletiva ocorreu nesta quarta-feira, dia 13, no auditório do Campus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Santo Ângelo.
Foi abordada a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde Coletiva, estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa contribuir para a organização dos serviços e a qualificação de práticas em saúde, por meio da formação e desenvolvimento de profissionais da área.
O encontro foi coordenado pela Escola de Saúde Pública (ESP/RS), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), com apoio da URI de Santo Ângelo, Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do RS (Sintergs), Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (CISA), Corsan e da Secretaria Estadual da Saúde.
Participaram as quatro Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) integrantes da Macrorregional Missioneira: a 9ª CRS - Santa Cruz; a 12ª CRS - Santo Ângelo; 14ª CRS - Santa Rosa e a 17ª CRS - Ijuí. A organização do evento ficou a cargo do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC) de cada uma das quatro CRSs.
O encontro contou com as palestras de Patrícia Ziani Benites sobre “Como fazer Educação Permanente em Saúde Coletiva no nosso dia a dia”, e de Edenilson Freitas Rodrigues sobre “Como organizar a Educação em Saúde Coletiva no Município?“ e “Implantação dos NUMESCs - Legislação e documentos”. Também foi realizada uma roda de conversa sobre educação em saúde e a enfermeira Luciana Griebeler Oliveira, do Município de Caibaté fez uma apresentação musical.
Estiveram presentes 121 pessoas, dentre elas conselheiros municipais de saúde, secretários municipais de saúde, servidores dos aproximadamente 80 Municípios da Macrorregião.
A diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, afirmou que o evento marcou um avanço da política pública no Estado. “Os encontros Macrorregionais incentivam os municípios das nossas regionais a implementar a Política de Educação Permanente em seus territórios. Sem educação em saúde na rotina do SUS não é possível ter avanços significativos e positivos”.
O próximo evento sobre a Política de Educação Permanente em Saúde Coletiva será realizado no dia 26 de setembro, na Macrorregião Vales, em Santa Cruz.