ESP recebe 1º Encontro de Enfermagem da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (22), foi realizado o 1º Encontro de Enfermagem da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, que ocorreu no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP/RS).
O evento teve como objetivo divulgar e promover o papel da enfermagem no processo de transplantes, além de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, com o intuito de consolidar a rede de doação de órgãos no estado.
Com a participação de cerca de 80 profissionais de saúde — entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes e psicólogos —, a atividade foi promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Educação e Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (NESDOTT), da Central de Transplantes. Profissionais de Organizações de Procura de Órgãos (OPO) ou de Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãose Tecidos(CIHDOTT) também participaram das atividades que ocorreram das 8h às 17h.
A programação incluiu temas como o Cenário das Doações e Transplantes no Estado, Estatísticas, Processo de Regulação de Órgãos na Central Estadual e a Comunicação Humanizada com familiares.
O coordenador do Núcleo de Educação e Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (NESDOTT), James Cassiano da Silva, comentou a sua satisfação com o encontro e ressaltou a importância do mesmo para dar visibilidade ao serviço dos profissionais da enfermagem.
“Ficamos muito felizes de podermos proporcionar esse evento e levar um pouco da nossa vivência para os nossos colegas que trabalham na linha de frente dos hospitais. É um encontro importante para mostrar o papel da enfermagem na doação de órgãos e transplantes do estado, além de fomentar a qualificação e formação continuada dos profissionais que atuam nessa área”, afirmou.
A diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, que também participou da convenção, destacou a importância da Escola receber eventos dessa magnitude.
“Receber o 1 º Encontro de Enfermagem da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, foi um grande diferencial para a nossa escola, principalmente, por ser no mês da enfermagem, onde comemoramos os dias do enfermeiro e do técnico em enfermagem. A doação de órgãos e transplantes é um tema de alta relevância social que afeta a todos nós, então foi com muita satisfação que recebemos esse evento”, comentou.
Evento ocorreu no auditório da Escola - Foto: Leonardo Rios de Moura/ESP