Página inicial > Comunicação > Notícias > Eventos em novembro marcam os 60 anos da Escola de Saúde Pública

Eventos em novembro marcam os 60 anos da Escola de Saúde Pública

ESP
Escola desenvolve ações de formação, educação permanente, pesquisa e extensão que contribuem para o fortalecimento do SUS. - Foto: ASCOM/ESP

Em alusão ao aniversário de 60 anos de criação da Escola de Saúde Pública (ESP), uma série de eventos estão programados para marcar a data neste mês de novembro. As celebrações acontecerão dia 11, com um evento pela manhã no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa e, pela tarde, na própria ESP em Porto Alegre. Antes disso, entre os dias 7 e 10 acontecem dois eventos online que tratam do tema da educação em saúde.

O evento na Assembleia Legislativa é aberto ao público e autoridades. Na oportunidade, será apresentada um pouco sobre a história da escola e o seu papel para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) através dos cursos de formação, educação permanente, pesquisa e extensão. Na sede da ESP, será feita a cerimônia de inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores e diretoras, assim como descerrada uma placa comemorativa.

Os outros eventos que marcam o aniversário são o Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde, dias 7 e 8, e Encontro de Educação em Saúde do Estado, dia 9, ambos online.

O II Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde (II Sereti) tem como tema o desafio do ensino e pesquisa. Estão previstos espaços de discussão sobre os seguintes eixos: Tecnologias e Inovação aplicadas à Educação em Saúde; Tecnologias e Inovação aplicadas à Saúde; Gestão de políticas públicas em Saúde; Políticas de Saúde informadas por evidência. O evento é online e gratuito. As inscrições vão até o dia 06/11 pelo site ESP (eventos.escoladesaudepublica.rs.gov.br).

Já o 5º Encontro de Educação em Saúde do Estado (que também é o 3º Encontro Online de Educação em Saúde) terá como tema “As estratégias de implantação da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva”. A proposta é reforçar o papel das ações coletivas através da participação de trabalhadores, instituições de ensino, controle social e gestores. O encontro é voltado a trabalhadores/as (prioritariamente dos núcleos municipais e regionais de Educação em Saúde Coletiva), professores e estudantes de instituições de Ensino Superior, gestores e integrantes do controle social. As inscrições vão até o dia 08/11, também pelo site ESP.

Dias 07 e 08 de novembro – das 9h às 17h30

II Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde: Desafio do Ensino e Pesquisa

Local: online (inscrições até 06/11 no site da ESP)

Dia 09 de novembro – das 9 às 17 horas

5º Encontro de Educação em Saúde do Estado e 3º Encontro Online de Educação em Saúde

Local: online (inscrições até 08/11 no site da ESP)

Dia 11/11 - 9 horas

Cerimônia do 60º Aniversário da Escola de Saúde Pública da SES

Local: Teatro Dante Barone (Assembleia Legislativa - Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre)

Dia 11/11 - 14 horas

Inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores da Escola de Saúde Pública e descerramento da placa comemorativa

Local: ESP (Av. Ipiranga, 6.311 – Porto Alegre)

Escola

A Escola de Saúde Pública (ESP) foi criada através do Decreto Estadual n° 13.812 no dia 11 de julho de 1962, com a finalidade de ofertar cursos anuais e regulares para formação de técnicos nos diversos setores da Saúde Pública. Ao longo de sua existência, a ESP foi ampliando e diversificando sua área de atuação, desenvolvendo ações de formação, educação permanente, pesquisa e extensão, que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.

Ela oferece hoje cursos de pós-graduação, programas de residência médica e multiprofissional e cursos de especialização em área profissional, cursos de aperfeiçoamento, cursos de educação profissional, bem como atividades de pesquisa e extensão.

Também desenvolve cursos em áreas como saúde do idoso; violência e saúde; saúde mental; estratégia de redução de danos; participação e controle social; saúde indígena; consciência negra; odontologia para pessoas com deficiência; mapeamento de movimentos sociais na saúde; formação de agentes comunitários em saúde, entre outros.