Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Assistas os curtas e documentários apresentados no momento cultural da esp
RSS
A A A
Publicação:

Assistas os curtas e documentários apresentados no momento cultural da esp

Momento Cultural com Gilmar Basso
Gilmar e Andriolli falaram da importancia dos contos e dos diversos significados que podem surgir como arte e cultura - Foto: Jerônima Milton

 

Nesta segunda-feira (3) os servidores da ESP prestigiaram o colega Gilmar Norberto Basso, no momento cultural, onde ele falou sobre a sua participação na produção de curta metragem, com a presença de Andriolli de Brites da Costa e a fotógrafa Jéssica Moreira.

Gilmar falou que há anos vem tentando fazer um curta metragem sobre o ineditismo arquitetônico de um núcleo operário em uma localidade semi-rural com forte cultura da imigração italiana, que absorveu as inovações da habitação industrialeuropeia e ainda manteve os costumes e tradições da região em perfeita harmonia –isso faz de Galópolis um lugar atípico e diferenciado, com todos os atributos para se tornar um bem de patrimônio histórico que merece ser preservado…

Andriollique é de Mato Grosso do Sul(MS), trabalha comfolclore há algum tempodesde a graduação,e desenvolve atividadesjornalística,mas que algumas vezes envolve a arte, comoseu primeirofilme que, também, foi uma inspiração para sua dissertação de mestrado, ocurtachamado Enterros. Enterrosfala sobre a lenda conhecida em MS, a lenda dos tesouros enterrados no Paraguai,dita pelo povoque após a guerra muitas pessoas esconderam seus tesouros com medo dele ser confiscado ou que o próprio Lopes enterrou pelo País, mapas do tesouro existe até hoje, veja o filme e sua sinopse 

 

Ainda enveredando pelo mundocinematográfico,a participação emuma oficina de cinemarendeuparaGilmar e Andriolliocurta o Colecionador de Sacis.O curtafoiplanejado para discutir a questão do Saci,não pela vertente infantil ou do terror que são dois caminhos possíveis para folclore, o infantil queéencontrado desde Monteiro Lobato com o Sítio do Pica-Pau AmareloouoSaci produzido por José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão.

Assim O colecionador de Saci, é um drama que mostra que o folclore pode inspirar o contraditório, porque no fundo, no fundo ele não diz sobre monstros ou fantasmas ele diz sobre nós mesmos, comentou Andriolli.

Confira O Colecionador de Sacis 

 

Para nivelar a conversa desde o início foi apresentado o documentário Observadores de Sacis feito pela Issis Valenzuela, onde ela faz entrevista com duas pessoas de instituições diferentes, Associação dos Criadores de Sacis, e a Sociedade dos Observadores de Sacis. Eles tem duas visões muito diferentes sobre Saci uma biológica feita pelos integrantes da Associação de Criadores, que fazem uma brincadeira dizendo que o Saci evoluiu e é uma espécie de macaco, sempre trabalhando com a fantasia, mas pelo lado da biologia, já os Observadores abordam o tema no seu aspecto cultural. Andriolli afirma que este documentário da Issis é para pensar o porque do pessoal topar fazer o curta “O colecionador de Sacis”.

Acompanhe o documentário Observadores de Sacis 

 

Como última exibição Gilmar apresentou o minimetragem“Efêmero”,realizado na III Oficina de Iniciação ao Cinema, ministrada por Alexandre Rossi.

Porto Alegre – RS, neste mini Gilmar Bassofoi roteirista e ator.

Assista a Efêmero.

 

 

 

Andriolli de Brites da Costa

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação pela UFRGS. Possui mestrado em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, e graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela UFMS. 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA