O estado do Rio Grande do Sul tem Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência do Estado (CODEMU/RS)

A Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência do Estado (CODEMU/RS) é eleita no dia 31 de agosto pelos coordenadores da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) e pelos Programas de Residência do estado, atendendo a resolução nº 1, de março de 2022, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
A CODEMU tem o papel de acompanhar, articular e avaliar os programas de Residência Multiprofissional levando em conta a realidade loco-regional do Rio Grande do Sul.
São atribuições da CODEMU/RS:
– Monitorar o andamento dos Programas de Residência Multiprofissional (PRMS) e Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS) da unidade da Federação.
– Orientar, acompanhar e analisar os processos de credenciamento e recredenciamento de instituições e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de Programas, aumento do número de vagas, inclusão e alteração de categoria profissional e remanejamento de vagas dos PRMS e PRAPS, sugerindo medidas que aprimorem o seu desempenho.
– Realizar estudos de demandas para cada área de concentração e categoria profissional de saúde.
– Orientar as Instituições ofertantes quanto à política de vagas, por área de concentração, de acordo com a demanda.
– Fazer a interlocução com os Sistemas de Saúde, Instituições Formadoras, Associações de Ensino, Conselhos Profissionais e CNRMS, em assuntos relativos à Residência Multiprofissional e à Área Profissional de Saúde.
– Acompanhar e orientar as COREMU na atualização de dados e dos Programas, e na progressão e conclusão dos residentes na área da saúde no sistema eletrônico da CNRMS.
– Analisar e emitir parecer sobre o processo de transferência de Residentes na área da saúde, encaminhado pela COREMU de origem, e conforme a legislação vigente.
– Realizar diligência ou indicar comissão para apuração, in loco, em caso de denúncia, e elaborar os relatórios a serem encaminhados à reunião plenária da CNRMS.
– Propor à CNRMS a adoção de medida ao Programa de Residência, quando do não cumprimento das exigências ou diligências no prazo estabelecido, quando da vistoria do Programa.
A Diretoria Executiva da comissão, é composta pela presidente Thaiani Farias Vandré que é Coordenadora da COREMU do Grupo Hospitalar Conceição, a vice-presidente Vania Celina Dezoti Micheletti que é Coordenadora da COREMU da UNISINOS, e a secretária executiva Paula Lopes Gomide, Coordenadora do Programa de Residência de Vigilância em Saúde da ESP/RS.
Para entrar em contato com a CODEMU/RS basta enviar um E-mail para codemurs@gmail.com