Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva é abordada em encontro em Santa Cruz do Sul

Ocorreu nessa terça-feira (26), o "Encontro Macrorregional de Educação Permanente em Saúde Coletiva". O evento aconteceu no anfiteatro do direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Foi discutida a implementação da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva (PEEPSC), estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa contribuir para a organização dos serviços com a qualificação de práticas em saúde, por meio da formação e desenvolvimento de profissionais da área.
O evento foi coordenado pela Escola de Saúde Pública (ESP/RS) e organizado pelas 13ª, 8ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), com participação dos municípios das regiões de saúde 27, 28, 29 e 30 (veja o mapa) e com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Estavam presentes na mesa de abertura, a diretora da ESP/RS, Teresinha Cardoso Valduga, a coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis, do Coordenador da 8ª CRS, Julio Roberto Ferreira Lopes, do secretário de saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, e da professora e coordenadora do Núcleo de Práticas em Saúde da UNISC, Chana de Medeiros da Silva.
O evento também contou com a fala da apoiadora dos Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (NURESCs), pela ESP/RS, Patrícia Benites e a apresentação da experiência de sua aplicação nos municípios de Arroio do Tigre, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado. Foram realizadas sete salas temáticas sobre as práticas de acolhimento na Atenção Primária em Saúde.
O próximo encontro macrorregional será realizado no dia 4 de outubro, na Macrorregião Centro-Oeste, em Santa Maria.