Vigilância fará estudo sobre exposição ao amianto em ex-trabalhadores de indústria

Projeto é desenvolvido pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Escola de Saúde Pública. - Foto: Divulgação/SES
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizou nesta sexta-feira (11) a recepção aos bolsistas que participarão do estudo sobre a exposição ao amianto em ex-trabalhadores de uma fábrica de fibrocimento no Estado. O projeto é desenvolvido pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Escola de Saúde Pública da Secretária Estadual da Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde (Ensp/Fiocruz) e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
O estudo visa avaliar a exposição de trabalhadores ao asbesto em uma empresa de fibrocimento. Para o projeto, foi estabelecido termo de compromisso entre a Procuradoria Regional do Trabalho (MPT 4ª região) e Ensp/Fiocruz.
A coordenação nacional é realizada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e a colaboradora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Maria Juliana Moura Corrêa. A coordenação local é realizada pelas médicas da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST/Cevs-RS), Virginia Dapper e Luciana Nussbaumer.“A integração da pesquisa e ações de vigilância em saúde é um desafio à produção científica, e nesse estudo faremos esse esforço de reunir diferente saberes para o cuidado em saúde”, comentou a colaboradora Maria Juliana.
Fonte: CEVS