ESP SEDIA CURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

A Escola de Saúde Pública (ESP) realizou nesta sexta-feira (09/11), a abertura da primeira de duas turmas do curso de gerenciamento de unidades básicas, gestão da clínica e do cuidado, que faz parte do programa da atenção básica desenvolvido pelo Ministério da Saúde e organizado pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.
A solenidade teve abertura do diretor adjunto da ESP, Marcos Costa, que deu as boas vindas aos educandos e organizadores do curso e destacou a importância da formação para o gerenciamento e a melhoria da atenção básica à saúde.
O evento teve a presença também da Coordenadora Estadual de Atenção Básica, Raíssa Barbieri, que falou sobre o esforço que o estado vem fazendo para planificar a rede de atenção à saúde. Para Raíssa, a rede está sobrecarregada, mas com a qualificação desse setor e seus processos de trabalho, é possível melhorar o quadro: “A solução é a atenção básica para organizar a rede de atenção à saúde. O desafio é enorme, pois o gerente tem que dar conta do manejo, gestão da clínica e da gestão do cuidado para responder às demandas dos usuários da atenção básica”, concluiu.
Conforme o representante do Ministério da Saúde, Webster Pereira, o curso irá qualificar as equipes e oferecerá ferramentas práticas tanto para administração, quanto para a produção de cuidado, do usuário, de dar melhor acesso, acolhimento, além da discussão dos casos clínicos.
Para Isabel Cristina Nucci de Souca, da Universidade Federal Fluminense e tutora da turma, a expectativa é que os educandos possam vivenciar situações que agreguem a seu cotidiano novas formas de se fazer gerência. "Temos que ter profissionais que estejam habilitados para o gerenciamento da unidade. O objetivo é que as pessoas que estão sendo formadas, venham utilizar todo seu aprendizado na unidade, porque vão sendo cada vez mais capacitadas para isso", afirma Isabel.
O curso tem duração de 6 meses com aulas semi-presenciais em diversas localidades. No total, serão 1300 educandos, distribuídos em 38 turmas, em 26 estados e Distrito Federal. A formatura está prevista para maio de 2019.