Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Viagem e Peregrinação: O Monte Uritorco e a cidade ERKS
RSS
A A A
Publicação:

Viagem e Peregrinação: O Monte Uritorco e a cidade ERKS

Viagem e Peregrinação: O Monte Uritorco e a cidade ERKS
Cima del Cerro Uritorco - Foto: Divulgação Cerro Uritorco

           Experiências Físicas, Emocionais e Místicas...

Nesta semana, a convidada Sílvia Czermainski falou para os colegas da ESP e da SES dos momentos de Lazer e busca de desenvolvimento espiritual, como peregrina, na viagem de 8 dias que fez à cidade de Capilla Del Monte, em Cordoba na Argentina. Acompanhem um pouco do que Silvia compartilhou no momento cultural da ESP.


“A peregrinação já começou no trajeto, porque a viagem foi feita de ônibus, por 17 pessoas, pois ali começou a integração no grupo, criando um círculo de amizade e de sintonia. No trajeto já podemos observar paisagens e estradas muito bonitas”.


A região é montanhosa, com montanhas, vales, rios, grutas e vegetação interessante; da perspectiva histórica foi muito significativo conhecer a história dos indígenas locais, a tribo Comentingone, que eram pacíficos, com uma cultura bem adiantada do ponto de vista da subsistência, mas também em relação à crenças, quando tinham uma relação muito intensa com os astros.


A peregrinação foi acompanhada de um guia com grande conhecimento da história e geografia locais e ainda ser um xamã da cultura indígena, foi um diferencial, e nos trazia muito reflexão pelas orientações de meditação que ele oportunizou, conhecedor que é dos locais com grande energia positiva das montanhas. A peregrinação com o objetivo de buscar desenvolvimento espiritual, promove "insights" e experiências místicas muito importantes nas pessoas, sendo diferentes em cada um; as vivências foram muito intensas, embora algumas de foro muito íntimo.


Percebesse a conexão das formações rochosas com símbolos, e avalio que há uma questão do imaginário das pessoas, por outro lado, existem algumas formas que parecem realmente serem esculpidas... seja pelo vento ou pela mão de alguém. Interessante também é a relação muito respeitosa com a natureza das montanhas e pela sua energia que emana, há uma relação de respeito como um local sagrado.


Por outro lado, os momentos de meditação coletiva e de passes individuais, em sessões ao ar livre, em meio a uma natureza preservada e muitas pedras que afinal, são depositárias de grande concentração de energia, foram aprendizados significativos. Isto, para mim, confirma que as práticas energéticas como o Reiki, como as massagens com pedras, como a hidroterapia, são recursos que devem ser disponibilizados como possibilidades terapêuticas nos sistemas de saúde; também a caminhada é um poderoso instrumento de saúde física e de introspecção, o que promove equilíbrio emocional. Esta viagem é, totalmente, uma oportunidade de reconexão com a natureza, sim, e também de reconexão com o sagrado.

Questionada sobre como se deu o entendimento do mundo dela e de sua forma de viver antes desta experiência Silva diz “toda a possibilidade de reflexão sobre a vida, de autoconhecimento e de integração com a natureza, são irreversíveis no sentido do aprendizado em direção à evolução espiritual, que eu acredito ser a razão de existirmos e de estarmos no planeta.” Os colegas ficaram encantados com este momento cultural Silvia disse que foi uma satisfação compartilhar com os colegas a experiência e lhe proporcionou reler o diário que fez durante a viagem, e dar ainda mais significado à experiência, pelo que ficou muito grata.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA