Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Covid-19: inscrições para simpósio online sobre estratégias de suporte respiratório
RSS
A A A
Publicação:

Covid-19: inscrições para simpósio online sobre estratégias de suporte respiratório

foto
Arte/ESP - Foto: ASCOM ESP

Estão abertas até o próximo dia 30 de junho as inscrições para o Simpósio “Estratégias de Suporte Respiratório na Covid-19″, que ocorre no próximo dia 3 de julho. O evento será transmitido pelo canal no YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Pesquisadores nacionais e internacionais participarão do simpósio. Inscreva-se gratuitamente.

Poderão participar profissionais da saúde, acadêmicos e demais interessados no assunto. Todos os participantes inscritos terão direito à certificação e poderão solicitar informações e tirar dúvidas sobre o evento pelo e-mail: eventoscientificosespce@gmail.com.

O seminário online teráreva-se gratuitamente como principal objetivo debater e dividir conhecimentos sobre o uso consciente e seguro das estratégias ventilatórias invasivas e não invasivas na Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) secundária à Covid-19. “O evento será, também, um excelente espaço de formação científica sobre a temática central para o público participante”, afirma Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE.

Programação

A programação iniciará a partir das 08h45 com fala do superintendente da ESP/CE, o médico pneumointensivista Marcelo Alcantara, e seguirá com a realização do ciclo de apresentações. A primeira delas, intitulada “Estratégias Não-Invasivas para Evitar a Intubação Traqueal na Covid-19 Grave: Experiência de Portugal”, será conduzida pelo fisioterapeuta português Miguel Gonçalves, da Universidade do Porto. O público poderá participar enviando perguntas aos palestrantes.


Na sequência, o médico pneumologista Mauro Vidigal abordará o tema “CPAP Precoce e Portátil”; seguido da exposição da fisioterapeuta e pesquisadora cearense Betina Santos, que conduzirá painel sobre “Desenvolvimento e viabilidade da aplicação do Elmocpap em pacientes com Covid-19”. Depois, a mestre em Ciências Fisiológicas Socorro Quintino inicia o painel “Experiência com o Elmocpap em Hospital de Referência para Covid-19”.

A partir das 11 horas terá início debate com os pesquisadores Miguel Gonçalves e Alexandre Marini. A mediação será feita por Marcelo Alcantara. Encerrando os o evento, Marini apresentará o painel “Indicações de Intubação Orotraqueal e Ajustes Iniciais da Ventilação Mecânica”.

Estratégias Ventilatórias

A infecção por Covid-19 afeta principalmente o trato respiratório dos pacientes. Apesar de uma grande parte das pessoas infectadas pela doença apresentarem sintomas leves a moderados, cerca de 14% necessitam de oxigenoterapia e cerca de 5% necessitam de tratamento em terapia intensiva e ventilação mecânica.

Entre os principais tipos de suporte respiratório usados no contexto deste surto destacam-se a oxigenoterapia de baixo e alto fluxos, ventilação não invasiva, ventilação mecânica invasiva ou até oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO), de acordo com a fase e gravidade da doença.

Serviço

Simpósio online “Estratégias de Suporte Respiratório na Covid-19”
Quando: sábado, 03 de julho de 2021
Horário: 08h45
Assista à transmissão
Insceva-se

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA