Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Cartilhas online orientam cuidados com gestantes durante o acirramento da pandemia de covid-19
RSS
A A A
Publicação:

Cartilhas online orientam cuidados com gestantes durante o acirramento da pandemia de covid-19

foto
Arte/ESP - Foto: ASCOM ESP

Cartilhas online orientam cuidados com gestantes durante o acirramento da pandemia de covid-19

Duas cartilhas com orientações para a prevenção e controle da covid-19 entre as grávidas e puérperas do Rio Grande do Sul foram publicadas de forma online pela Secretaria da Saúde (SES/RS). De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna e Infantil do Rio Grande do Sul, de janeiro a abril deste ano, o Estado apresentou 35 óbitos maternos por covid-19 (foram seis em todo o ano de 2020). Além disso, de acordo com o Sistema 3A de monitoramento, das 21 regiões do Estado, 14 estão situação de alerta, ou seja, apresentam piora em indicadores que apontam os riscos de aumento da propagação e de colapso do sistema de saúde, devendo adotar protocolos mais rígidos.

A presença de novas variantes é apontada pelo médico Paulo Sérgio da Silva Mário, da Política da Saúde da Mulher da SES, como um dos principais motivos para o crescente número de casos e óbitos por covid-19 entre este público. “O aumento da mortalidade materna até o momento está diretamente associado ao agravamento da pandemia e ao surgimento, no início deste ano, da variante P1 do coronavírus, o que fez aumentar o número de casos, internações e letalidade, tanto em gestantes quanto em puérperas em todo o Estado”. O médico reafirma que “as gestantes e puérperas são consideradas um público com maior risco de apresentar formas graves da doença, em comparação com as mulheres não grávidas, portanto, demandam cuidados específicos”.

As cartilhas

A cartilha “Recomendações para Gestantes e Puérperas no Contexto de Pandemia do Coronavírus (Covid-19)” apresenta orientações sobre aspectos de prevenção à covid-19, vacinação, parto e momentos em que se deve buscar atendimento nos serviços de saúde. Foi elaborada em uma linguagem acessível e ilustrada, favorecendo sua adoção como um material de consulta para casos de dúvidas e de auxílio no cotidiano de gestantes e puérperas.

A cartilha “Como Agentes Comunitários de Saúde e Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) podem apoiar as gestantes e puérperas no contexto da covid-19?” tem como objetivo fortalecer as ações de orientação e a identificação de sinais de alerta relacionados a covid-19, em gestantes e puérperas.

A coordenadora adjunta do PIM, Carolina Drugg, diz que as publicações trazem dicas de prevenção e destaca a importância de as gestantes procurarem atendimento na rede de saúde já nos primeiros sintomas, de preferência onde realizam o acompanhamento pré-natal. “É fundamental que esse acompanhamento seja mantido durante a pandemia, com a utilização da máscara e higienização das mãos e sempre aguardar o atendimento em local aberto ou bem ventilado”, diz a coordenadora.

Vacinação

Como as gestantes e puérperas foram incluídas no grupo de comorbidades para a vacinação contra a covid-19, as cartilhas trazem informações sobre a imunização deste grupo. As grávidas podem tomar a vacina estando em qualquer idade gestacional, desde que tenham recomendação do médico que acompanha o pré-natal.
A vacina da influenza é fundamental para prevenir formas graves da gripe, mas deve haver um intervalo de 14 dias entre a da influenza e da gripe.

Orientações para as grávidas e puérpera que já estão com covid-19 :

    • Não esqueça de usar a máscara enquanto estiver amamentando, realizando a higiene ou brincando com o bebê;
    • Evite falar ou tossir durante a amamentação;
    • Se tossir ou espirrar, troque a máscara;
    • Antes de tocar o bebê ou de retirar leite materno (de forma manual ou utilizando uma bomba extratora), lave as mãos com água e sabão e/ou use álcool em gel 70% nas mãos;
    • Evite que o bebê toque sua máscara, cabelos e olhos.

Acesse aqui as cartilhas: 

Como ACSs e visitadores do PIM podem apoiar gestantes e puérperas no contexto da Covid 19

Recomendações para Gestantes e Puérperas no Contexto de Pandemia do Coronavírus 

Este post Cartilhas online orientam cuidados com gestantes durante o acirramento da pandemia de covid-19 .

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA