Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19
RSS
A A A
Publicação:

Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

foto
Arte/ESP - Foto: ASCOM ESP

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) abriram as inscrições para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19. Podem participar experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores diversos segmentos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil). As inscrições podem ser feitas no Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19) até o dia 15 de maio. 

Cada experiência precisa contemplar um dos três eixos temáticos: 

        1. Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais de enfrentamento da pandemia. 
        2. Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização e articulação social para o enfrentamento da pandemia.
        3. Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social.

Os conselhos e eventuais instituições parceiras que tiverem experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento, participarão de debates virtuais e vão ter a prática sistematizada e divulgada em publicação organizada pelo CNS e OPAS/OMS, por meio da Série NavegadorSUS. 

As experiências devem ser de ações formalizadas e respaldadas por um Conselho de Saúde, local, municipal ou estadual. 

O Laboratório de Inovação – Controle de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia.

A iniciativa também consolidará em um acervo todas as experiências selecionadas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio entre os participantes da iniciativa. A metodologia do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) foi desenvolvida pela OPAS/OMS Brasil, em 2008, para agregar uma nova ferramenta nas atividades de cooperação técnica a partir da compreensão de que diversas inovações são produzidas no SUS. A parceria com o Conselho Nacional de Saúde ocorre desde 2011.

Para inscrição, acesse o site – https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19 

Confira o cronograma:

Edital e inscrições no site www.apsredes.org: 15/04 a 15/05/21

Seleção das experiências: 15/05 a 16/06/21

Fase de intercâmbio de experiências: 16/6 a 31/10/21

Finalização do Laboratório: mês de novembro.

------------------------
 
Em anexo, segue o Edital e a arte do Laboratório para conhecimento e ampla divulgação, gostaríamos de saber se o Conselho local tem algum site e/ou redes sociais para divulgarmos a iniciativa? E, se seria possível, inserir na pauta da próxima reunião do Conselho falar sobre o Laboratório? A ideia é que todos possam se inscrever e participar! 
Me chamo Amanda Mendonça, sou Assessora de Comunicação do Laboratório de Inovação na OPAS/OMS e deixarei o meu contato para conversarmos, pode ser? 61 98103.9860, podem enviar mensagem pelo WhatsApp ou por aqui no email. Obrigada!

Link do Edital: https://apsredes.org/wp-content/uploads/2021/04/edital-psv.pdf Link da página: https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19/ Link do formulário de inscrição: https://apsredes.org/eventos/ 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA