Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Qualificação profissional é destaque na abertura anual da Residência Integrada em Saúde
RSS
A A A
Publicação:

Qualificação profissional é destaque na abertura anual da Residência Integrada em Saúde

Auditório da Famurs com presença de alunos e mesa de abertura
Aula inaugural marca início de atividades da Residência Integrada em Saúde. - Foto: Ascom/ESP

 

Secretária Arita fala com microfone na mão, ao fundo aparecem outros integrantes da mesa, sentados e ouvindo ela falar.Arita Bergmann: “Vamos investir mais em qualificação profissional, inclusive em tecnologias". - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Iniciou nesta quinta-feira (7), o ano letivo do programa de Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública (ESP). A abertura oficial de 2019 foi no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, e teve a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. “Vamos investir mais em qualificação profissional, inclusive em tecnologias, assim que as contas do Estado estivem equilibradas”, disse Arita. “Que vocês sejam o espelho e os ouvidos dos usuários do Sistema Único de Saúde, para que reflitam os saberes da academia nas políticas de saúde pública”, acrescentou ela aos residentes presentes.

Os cursos de Residência Multiprofissional em Saúde oferecidos pela ESP são nas áreas de Atenção Básica, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva e Vigilância em Saúde. Na Residência Médica as áreas são de Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia Sanitária, Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência. As aulas são oferecidas em sete municípios: Porto Alegre, Canoas, Sapucaia, Esteio, Farroupilha, Venâncio Aires e São Lourenço do Sul. De acordo com a diretora da escola, Teresinha Valduga Cardoso, vieram profissionais de vários lugares do país para cursar a Residência Integrada em Saúde. São 86 residentes que estão ingressando nos cursos esse ano, e, no total, são 180 bolsas de estudos oferecidas pelo Governo Estadual.

Após a abertura oficial do ano, os presentes assistiram à Aula Inaugural, com tema “Contexto, conjuntura e Sistema Único de Saúde (SUS): ocorrências para processos de formação em serviço e de residência”, ministrada pelo professor doutor Alcides Miranda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

POR MARÍLIA BISSIGO

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA