Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP INICIA ESPECIALIZAÇÃO COM FOCO EM GESTÃO DO SUS
RSS
A A A
Publicação:

ESP INICIA ESPECIALIZAÇÃO COM FOCO EM GESTÃO DO SUS

Plateia em auditório
A especialização, que tem foco em gestão do SUS, tem parceria da UFRN e Ministério da Saúde - Foto: Isabel Bonorino

Por AsComESP em 19 de setembro de 2018*


Em 10 meses, parceria da Escola de Saúde Pública com UFRN e Ministério da Saúde vai formar cerca de 130 novos gestores em Saúde no Estado.

 

Nesta quarta-feira (19/10), cerca de 130 profissionais ligados à área da saúde participaram da aula inaugural da Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, no centro da capital. O curso é uma parceria entre Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP), através da Secretaria de Estado da Saúde.

Na mesa de abertura estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Francisco Paz; Gustavo Hoff, Diretor Substituto do DEGERTS, Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho do ministério da Saúde; Janete Castro, coordenadora da especialização e representante da UFRN; Teresinha Valduga Cardoso, diretora da ESP e Cristiane Gorsh, coordenadora pedagógica da especialização.

Em sua fala, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Paz, agradeceu ao Ministério da Saúde e à direção da ESP pela realização do curso e desejou um bom aproveitamento aos alunos para assim qualificar o Sistema Único de Saúde e que os profissionais possam entender as propostas de trabalho interdisciplinar da especialização. O Secretário, que é médico e acompanhou o SUS desde sua criação nos anos oitenta, se declarou um entusiasta do sistema: “Entendo que nós temos muito a caminhar, mas precisamos qualificar nossas equipes de gestão, organizar melhor nosso sistema para que possamos atingir o que foi desenhado lá em 1988, na Constituição”.

 

Para a diretora da ESP, Teresinha Cardoso Valduga, a transformação da sociedade e da cultura se inicia pela educação e uma boa gestão de pessoas e de trabalho para que haja retorno. Conforme Teresinha, “O nosso objetivo é qualificar o nosso Sistema Único de Saúde, que é de todos nós, e se ele for qualificado e seguro, a sociedade e todos nós seremos contemplados.”

 

Já a coordenadora do curso, Janete Castro, agradeceu à Secretaria de Estado da Saúde e à ESP pela parceria para desenvolver a especialização e afirmou que para a UFRN o projeto representa o compromisso com fortalecimento do Sistema Único de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, estados e municípios. “Para nós da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um resgate, é reafirmar a nossa responsabilidade social com esse sistema”, completa a professora.

 

Gustavo Hoff, Diretor substituto do DEGERTS, Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho do Ministério da Saúde, a qualificação é fundamental e também uma ação estruturante, antes da implementação de qualquer ação ou do desenvolvimento de qualquer política. “A gente acredita junto numa causa que é cada vez mais importante, que é a gestão do trabalho. Acho que gestão, trabalho e educação são coisas que não se separam. Não é questão só de recursos financeiro, é investir os esforços no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, acreditar realmente no Sistema Único de Saúde”.

Na Aula Inaugural da professora Janete Castro foi detalhado o cronograma de estudos. As atividades serão feitas por EAD em uma plataforma virtual. Na parte da tarde, os estudantes foram separados em quatro turmas, mas a expectativa de todas é a mesma: melhorar o trabalho desenvolvido em seu local de trabalho.

 

 

*Em virtude do período eleitoral, as matérias feitas entre os meses de julho e outubro estão sendo publicadas posteriormente.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA