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CURSO DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE PROMOVE QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS

Pessoas sentadas no auditório
Aula Inaugural do curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde. - Foto: Isabel Bonorino

Por AsComESP em 14 de agosto*

 

Foi realizada nesta terça-feira(14/8), na Escola de Saúde Pública, a Aula Inaugural do curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde, promovido pelo EPS, em parceria com Ministério da Saúde, Fiocruz, Observatório do Cuidado e 1ª, 2ª e 18ª coordenadorias regionais de saúde.

O objetivo do curso é qualificar as ações dos atores que atuam na Atenção Básica, para acolher de forma qualificada os usuários do SUS. Além disso, a proposta também vai discutir elementos norteadores da Política Nacional de Humanização do SUS, que possam qualificar as ações da Atenção Básica e a escuta dos atores nos processos de trabalho e no atendimento aos usuários, bem como propiciar um melhor atendimento humanizado e igualitário na rede de atenção à saúde.

No total, foram oferecidas 80 vagas para profissionais da área da saúde de nível médio e técnico do SUS, que atuam na Atenção Básica dos municípios do estado. Eles participaram da primeira aula do curso, que teve abertura do diretor adjunto da Escola de Saúde Pública, Marcos Costa, que salientou a importância do acolhimento, como forma relevante para o tratamento da saúde do paciente como um todo. Já Fátima Plein, coordenadora do curso de Especialização em Saúde Pública e responsável por elaborar o curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde, afirmou que é no acolhimento que o usuário conhecerá o SUS como um sistema construído para toda a sociedade brasileira.

Finalizando a atividade de abertura, a coordenadora da Educação Profissional da Escola de Saúde Pública, Alessandra Rocha, destacou os problemas da área e lembrou da importância do fazer diário de cada um, para assim enriquecer a prática, melhorar a atividade e fazer o olhar crítico do cuidador.

O curso terá carga horária de 60 horas, sendo que 40 horas serão presenciais em 5 encontros de 8 horas mais 20 horas de dispersão. A metodologia adotada é a problematização, que se baseia no aumento da capacidade do estudante em participar como agente de transformação social, durante o processo de detecção de problemas reais e de busca por soluções originais. No currículo do curso serão tratados temas como a Reforma Sanitária, Saúde Coletiva, Política Nacional de Humanização, dimensões da ética, sigilo profissional e a relação entre a equipe e os usuários.

 *Em virtude do período eleitoral, as matérias feitas entre os meses de julho e outubro estão sendo publicadas posteriormente.

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ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA