Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > LANÇAMENTO DO BOLETIM DA SAÚDE MARCA O ANIVERSÁRIO DE 56 ANOS DA ESP
RSS
A A A
Publicação:

LANÇAMENTO DO BOLETIM DA SAÚDE MARCA O ANIVERSÁRIO DE 56 ANOS DA ESP

auditório lotado
O Boletim da Saúde foi lançado no aniversário da ESP. - Foto: Isabel Bonorino

Por AsComESP em 10 de julho de 2018*

 

O lançamento do Boletim da Saúde, nesta terça-feira (10), na Escola de Saúde Pública (ESP), na capital, marcou a comemoração dos 56 anos da instituição, fundada em 11 de julho de 1962. Depois de uma pausa de 4 anos, a publicação, que já está na 26ª edição, apresenta doze artigos produzidos pelos residentes da Residência Integrada em Saúde da ESP/RIS/ESP/SES. 

 

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do Departamento de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Elson Romeu Farias, compondo a mesa formada com a diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, a coordenadora do CEIDS, Silvana Matos Amaro e a coordenadora de pesquisa da ESP, que também foi editora do Boletim de Saúde, Maria Isabel Barros Bellini. Elson Farias saudou os residentes e salientou que todos devem levar a chama que desenvolve a rede que forma o Sistema Único de Saúde para que, com a diversidade de olhares e posições, o SUS seja ativo e chegue cada vez mais a um maior número de pessoas.

Já a diretora da ESP destacou os 56 anos de história da instituição como uma consolidação na formação dos profissionais para desenvolvimento das políticas públicas da saúde coletiva. Teresinha Valduga lembrou também que a escola tem sido responsável pela formação de grandes sanitaristas, bem como foi o local onde fez suas pesquisas sobre políticas públicas em seu mestrado em saúde coletiva. “A nossa residência integrada em saúde traz sua marca ultrapassando fronteiras nacionais pela qualidade de ensino”, afirmou a diretora, que destacou também que “o SUS precisa de profissionais qualificados para que possam atender bem a todos os usuários, inclusive a todos nós”.

 

A coordenadora do CEIDS, Silvana Matos Amaro, relembrou a caminhada a revista, que vai resistindo ao tempo, com interrupções e transformações. Conforme Silvana, que representa também a Equipe Editorial do Boletim da Saúde, “são artigos que foram construídos a partir da experiência dos residentes que estão nos campos de formação. Por isso, este número é tão importante para nós, porque mostra a importância da formação para o SUS e a sua diversidade de profissionais e perfis”.

 

A necessidade de manter a sequência da publicação do boletim, que existe há 49 anos, mas foi interrompido em vários períodos, sendo retomado com o esforço da gestão, foi o destaque da editora e coordenadora da mesa Maria Isabel Bellini. Para ela a importância da publicação reside também no fato de que é papel e responsabilidade da ESP socializar e divulgar as experiências dos residentes e o que estão produzindo na área de saúde.

 

Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação da soprano do Coral da PUC/RS, enfermeira Karen Cardoso e na seqüência, foram apresentados os artigos selecionados para o boletim, que tratam de diversos temas relativos à saúde pública, como a violência contra populações negra e indígena, violência contra a mulher, reforma psiquiátrica e situação da população de rua no estado.

A primeira parte do evento terminou com a palestra do ex-diretor da ESP e Doutor em Odontologia Social, pela Universidade Federal Fluminense, Fernando Molinos Pires Filho, que fez uma reflexão sobre o papel de uma Escola de Saúde Pública. Conforme Molinos, que relembrou sua relação com a instituição e suas escolhas profissionais, a ideia foi provocar os residentes sobre o papel dos profissionais da saúde e as posturas adotadas consideradas normais, mas que são questionáveis considerando-se novos conceitos da filosofia como a normose. Molinos ressaltou também que é papel relevante da Escola de Saúde a produção de conhecimento e a qualificação do trabalhador.

 

Após o coffee break, as atividades foram retomadas com a coordenação da mesa feita pela editora convidada Vania Celina Dezoti Micheletti, que destacou a contribuição de todos para a elaboração do boletim, destacando a importância da ESP na formação dos residentes.

 

As comemorações pelo aniversário da Escola de Saúde Pública seguiram nesta quarta-feira(11), com a realização de um almoço de confraternização entre os servidores, que contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde, Dr. Francisco Paz. O Secretário agradeceu o trabalho desenvolvido pela instituição, como parte fundamental no desenvolvimento e aprimoramento das ações de saúde no estado.

O Boletim da Saúde pode ser acessado presencialmente na biblioteca da ESP e deve ser disponibilizado no site da Escola.

*Em virtude do período eleitoral, as matérias feitas entre os meses de julho e outubro estão sendo publicadas posteriormente.

 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA