Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Movimento pela Saúde dos Povos marca o aniversário da Declaração de Alma Ata com a 4ª Assembleia Global de Saúde
RSS
A A A
Publicação:

Movimento pela Saúde dos Povos marca o aniversário da Declaração de Alma Ata com a 4ª Assembleia Global de Saúde

Fachada do local onde ocorreu a 4ª Assembleia do Movimento da Saúde dos Povos (People Health Movement), aconteceu entre os dias 15 e 19  de novembro, em Dhaka, capital de Bangladesh.
Chegada na 4ª Assembleia do Movimento da Saúde dos Povos (People Health Movement), aconteceu entre os dias 15 e 19 de novembro, em Dhaka, capital de Bangladesh. - Foto: Arquivo Pessoal: Patrícia Robinson

A 4ª Assembleia do Movimento da Saúde dos Povos (People Health Movement), aconteceu entre os dias 15 e 19 de novembro, na cidade de Dhaka, capital de Bangladesh, país do sul da Ásia. No contexto da escalada de ameaças à saúde em todo o mundo, aproximadamente 1400 ativistas, representando 74 países participaram do evento. 

A delegação brasileira foi composta por cinco ativistas do MSP Brasil, conjuntamente com MST, Rede de Médicos Populares, CEBES, Fiocruz, ABIA e INESC. A psicóloga da Escola de Saúde Pública e ativista do Movimento da Saúde do Povos (People Health Movement), Patrícia Robinson, foi uma das representantes do Brasil na atividade. Conforme Patrícia, a assembleia afirmou a necessidade de desenvolver estratégias conjuntas para combater as abordagens neoliberais na saúde.

 

 

As plenárias e sub plenárias pautaram temas da agenda global, tais como: gênero e saúde, defesa do sistema público contra as privatizações, soberania alimentar, mudanças climáticas e degradação do ambiente, impacto social do neoliberalismo, refugiados e imigrantes, acesso e propriedade intelectual dos medicamentos, entre outros.

Conforme Patrícia, é importante dizer que foi em Bangladesh que o PHM realizou sua primeira Assembleia no ano de 2000 e que ativistas do Brasil estiveram presentes em todas suas edições.  "Nesta 4ª Assembleia, seguimos afirmando que a nossa luta é todo dia, porque saúde é um direito, não mercadoria", afirma e psicóloga.

O People Health Movement (PHM) é uma rede global que reúne ativistas de saúde, pesquisadores, formuladores de políticas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas de todo o mundo. Atualmente está presente em mais de 80 países defendendo a Atenção Primária em Saúde e o enfrentamento dos Determinantes Sociais, Ambientais e Econômicos da Saúde.

O movimento foi fundado em 2000, mediante a união de movimentos populares do mundo inteiro, preocupados com o distanciamento da meta “Saúde para todos no ano 2000”, firmada na Conferencia de Alma Ata de 1978. Após 40 anos desta Declaração, que ainda inspira gerações de ativistas e impulsiona políticas voltadas para a Atenção Primária em Saúde, o PHM segue afirmando:“Saúde para todos e todas já!”.

 

Com informações da professora Patrícia Robinson, de Bangladesh.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA