Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Novembro Azul: saúde do homem em foco na ESP
RSS
A A A
Publicação:

Novembro Azul: saúde do homem em foco na ESP

banner
Novembro Azul na ESP - Foto: arte

Nesta quarta-feira (14), a Escola de Saúde Pública promoveu atividade alusiva ao Novembro Azul,
mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. O convidado foi o médico do Departamento de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Porto Alegre, João Lima, que fez uma apresentação com abordagem mais abrangente sobre a saúde do homem: “O homem não é só próstata”, lembrou o palestrante.
Lima apresentou levantamento de números da saúde na capital em 2017, que apontam que os homens vivem em média 7 anos e meio a menos do que as mulheres. A pesquisa mostrou também que doenças infecciosas como HIV e Hepatites causam maior número de mortes do que câncer, sendo que os números de casos de doenças aumentam conforme o aumento de idade.


Mesmo assim, o câncer de próstata não está sozinho nesta lista, pois vem acompanhado também de outras doenças. Conforme Lima, a partir dos 65 anos, aumentam as infecções e é mais comum a ocorrência de câncer no sistema digestivo, no pulmão, pâncreas, juntamente ao de próstata, que figura como o segundo tipo de câncer que mais afeta a saúde masculina, sendo um dos que causa mais mortes.
Ao ser questionado pelos participantes do evento sobre como evitar a doenças, Lima falou sobre as formas de prevenção, que basicamente precisam contar com mudanças nos hábitos das pessoas. Essas modificações primam por um modelo de vida mais saudável, com o fim do tabagismo, exercícios físicos para combater a obesidade, alimentação mais saudável para evitar o diabetes e beber moderadamente ou socialmente, sem o risco do alcoolismo.


Lima mostrou aos participantes que em poucos dias a pessoa pode notar mudanças para melhor no organismo, que é capaz de se regenerar, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA