Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP SEDIA CURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
RSS
A A A
Publicação:

ESP SEDIA CURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Abertura do curso do MS coordenado pela UFF na ESP.
Abertura do curso do MS coordenado pela UFF na ESP. - Foto: Isabel Bonorino

A Escola de Saúde Pública (ESP) realizou nesta sexta-feira (09/11), a abertura da primeira de duas turmas do curso de gerenciamento de unidades básicas, gestão da clínica e do cuidado, que faz parte do programa da atenção básica desenvolvido pelo Ministério da Saúde e organizado pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.

A solenidade teve abertura do diretor adjunto da ESP, Marcos Costa, que deu as boas vindas aos educandos e organizadores do curso e destacou a importância da formação para o gerenciamento e a melhoria da atenção básica à saúde.

O evento teve a presença também da Coordenadora Estadual de Atenção Básica, Raíssa Barbieri, que falou sobre o esforço que o estado vem fazendo para planificar a rede de atenção à saúde. Para Raíssa, a rede está sobrecarregada, mas com a qualificação desse setor e seus processos de trabalho, é possível melhorar o quadro: “A solução é a atenção básica para organizar a rede de atenção à saúde. O desafio é enorme, pois o gerente tem que dar conta do manejo, gestão da clínica e da gestão do cuidado para responder às demandas dos usuários da atenção básica”, concluiu.

Conforme o representante do Ministério da Saúde, Webster Pereira, o curso irá qualificar as equipes e oferecerá ferramentas práticas tanto para administração, quanto para a produção de cuidado, do usuário, de dar melhor acesso, acolhimento, além da discussão dos casos clínicos.

Para Isabel Cristina Nucci de Souca, da Universidade Federal Fluminense e tutora da turma, a expectativa é que os educandos possam vivenciar situações que agreguem a seu cotidiano novas formas de se fazer gerência. "Temos que ter profissionais que estejam habilitados para o gerenciamento da unidade. O objetivo é que as pessoas que estão sendo formadas, venham utilizar todo seu aprendizado na unidade, porque vão sendo cada vez mais capacitadas para isso", afirma Isabel.

O curso tem duração de 6 meses com aulas semi-presenciais em diversas localidades. No total, serão 1300 educandos, distribuídos em 38 turmas, em 26 estados e Distrito Federal. A formatura está prevista para maio de 2019.

 

 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA