Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Profissionais de enfermagem de 9 CRS participam do Curso de Qualificação em Imunizações
RSS
A A A
Publicação:

Profissionais de enfermagem de 9 CRS participam do Curso de Qualificação em Imunizações

Profissionais de enfermagem de 9 CRS participam do Curso de Qualificação em Imunizações
Prioridade é qualificar os profissionais que atuam nas salas de vacina - Foto: Jerônima Daltro Milton

Noventa e nove (99) profissionais de enfermagem da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 9ª, 11ª, 16ª e 19 Coordenadoria Regional de Saúde participaram, na manhã de hoje (13), da abertura do curso de Qualificação em Imunizações, que tem por objetivo qualificar esses profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da atenção básica. Após a solenidade os alunos assistiram a Aula Inaugural, com coordenadora das imunizações do Centro Estadual de Vigilância Em Saúde (CEVS), Tani Maria Schilling Ranieri, sobre o Programa Nacional de Imunizações.

O curso é promovido a Escola deSaúdePública(ESP), por intermédio daEscolaTécnica do SUS(ETSUS), em parceria com o Núcleo Estadualde Imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde(SES).

Na oportunidade a coordenadora do curso,Viviane Franceschetto de Menezes disse que a proposta é abranger o maior número de municípios no Estado, por entender que as imunizações são de grande relevância quando se fala em política de prevenção da saúde, bem como da qualificação.

Tani Ranieri, coordenadora das imunizações (CEVS), ressaltou que a formação dos alunos, que aconteceu com a parceria feita com a ESP, foi importante porque sabemos da necessidade de manutenção dos profissionais que trabalham na ponta,e de estarem atualizados em imunizações. As questões da vacina exigem essa atualização constante por apresentarem inúmeras facetas.Tani salientou, ainda, já estamos na 6ª edição e desejamos que outras pessoas, principalmente enfermeiras se incorporem ao corpo docente, no sentido de termos um elenco de profissionais para a multiplicação não só em termos da gestão estadual, também na esfera municipal e das Coordenadorias Regionais de Saúde.

A troca de experiência, o questionamento e o compromisso é o que esperamos dos alunos, nos momentos com os professores, pois anossa intenção é qualificar todos que desenvolvem suas atividades na atenção básica, e especificamente, nas salas de vacinas, mencionou a coordenadora da ETSUS, Alessandra Rocha da Silva.

No final a diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso falou de dois aspectos importantíssimos a atualização e a prevenção da saúde como ações da política da imunização, uma vez que atende as metas de governo que é a quantificação da qualificação e formação dos profissionais da saúde que integram a SES, o cenário da saúde e do SUS em nosso Estado. Frisou, também, que pela primeira vez a ESP faz parte das metas prioritárias de governo quantificando as capacitações, qualificações e atualizações, ou seja a finalidade pela qual a Escola foi pensada, construída e está

sendo mantida.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA