Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Centro Modelo registra queda na procura por vacina contra febre amarela
RSS
A A A
Publicação:

Centro Modelo registra queda na procura por vacina contra febre amarela

Baixa procura por vacina no Centro Modelo
Baixa procura por vacina no Centro Modelo - Foto: Divulgação

Durante visita realizada nesta quarta-feira (14) ao Centro de Saúde Modelo, em Porto Alegre, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, constatou baixa procura pela vacina contra a febre amarela.

“Em janeiro e fevereiro, quando ocorreram surtos da doença no centro do país, houve grande procura pela vacina no Estado, com formação de grandes filas, principalmente, no Centro Modelo, na capital”, comenta o secretário. O fato do Rio Grande do Sul não registrar casos autóctones (contraídos em território gaúcho) ou óbitos causados pela doença também pode ter contribuído para a queda no movimento, avaliou Gabbardo.

O titular da SES segue recomendando que a população  ainda não imunizada, procure as Unidades Básicas de Saúde e garanta sua proteção contra a febre amarela. Gabbardo ressalta que o estoque de doses é suficiente para atender a demanda e não faltará vacina no RS. Lembra também que a pessoa que recebeu pelo menos uma dose já tem imunização suficiente para toda a vida, pois a vacina deixou de ter validade de 10 anos e passou a ser dose única.

Contraindicações da vacina contra febre amarela 

A vacina não deve ser administrada em idosos acima de 60 anos, sem autorização médica, pessoas que tenham doenças associadas que diminuem a eficiência dos mecanismos de defesa do organismo, transplantados, bebês com menos de nove meses, gestantes e mulheres em período de amamentação, alérgicos a algum componente da vacina, como ovo, por exemplo, pacientes em terapias imunossupressoras, como quimioterapia e pessoas com doenças autoimunes.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA