Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > No último Momento Cultural do ano, servidores embarcaram junto com Ana Carolina para Israel
RSS
A A A
Publicação:

No último Momento Cultural do ano, servidores embarcaram junto com Ana Carolina para Israel

A convidada Ana Carolina apresenta Israel aos presentes
A convidada Ana Carolina apresenta Israel aos presentes - Foto: Thiago Rodrigues

Na tarde da última segunda-feira (4), tivemos mais uma edição do Momento Cultural que contou com a participação da servidora Ana Carolina Müller, onde em uma hora podemos desfrutar desta experiência vivenciada em Israel. O momento começa assim:

Ana desejava muito conhecer Israel, porém por questões financeiras, teve que optar em não realizar a viagem. No seu dia normal de trabalho, Ana estava indo a uma reunião a trabalho, quando recebeu de suas colegas de trabalho uma passagem para Israel, na qual para Ana, a data escolhida para as amigas era muito significativa, pois era a data do seu aniversario, 24 de abril.

Ana ainda relata que não tinha nada preparado e não sabia como contar a surpresa para o marido, pois tinha medo que o mesmo poderia ficar chateado com a viagem. Mas, para surpresa de Ana, ele ficou muito feliz e afirmou que iria junto com ela, pois relata que fazia anos que não havia a família e principalmente o país.

Ana ainda relata que conseguiram aproveitar cada momento da viagem, pois o marido da mesma é editor de vídeo, nisso, aproveitou e levou seus equipamentos para que assim fosse possível gravar cada segundo de sua experiência. Ana Carolina cita que a viagem realizada foi mais para se conhecer, conhecer outras tribos, outras formas de cultura, outras pessoas e de encontrar, mas não só da parte dela, mas especialmente para o seu marido, já que o mesmo tem descendência judia. Ana, na sua apresentação incentiva os participantes e reforça que nós devemos encarar as dificuldades independente da situação do cenário atual e sempre teremos barreiras sempre pensar no momento e nunca se prender a um único país, devemos explorar cada vez mais isso dentro de nos e para ela, essa sensação foi de extrema gratidão.

Carolina traz algumas referências e características do país como, Israel tem por fronteiras pontilhado o mar mediterrâneo, tendo por divisas o Líbano, no norte a Síria, a Cisjordânia e o Egito ao sul. A capital de Israel, Jerusalém, possui aproximadamente 8 milhões de habitantes, a língua oficial do país é o hebraico e o árabe. Israel, em relação aos outros paises do Oriente Médio é o único que possui um partido parlamentarista e consequentemente é a única democracia do Oriente Médio. No próximo ano, o país comemora 70 anos de independência.

A população é formada por 75% de judeus, 20% de árabes e 5% de não judeus, a religião majoritariamente é formada por pelo judaísmo, 14% islamismo, 4% de cristianismo e 2% formado pelos drusos, os drusos tem descendência dos árabes e possuem uma linha crista. A moeda do país é o Shekel é o que equivale a 1 real mais ou menos. Outro fator interessante que a convidada abordou foi o tamanho do país, Israel é extremamente pequeno e se iguala ao tamanho do Sergipe. Ana realiza uma comparação entre Israel e a Lagoa dos Patos, se vermos de cima para baixo sobra três metros para cada lado, ou seja, em 6 horas tu consegue atravessar todo o país. Por sempre estar relacionada na mídia por ser um país cheio de conflitos, a convidada expõem que a diversidade é extrema forte no país, o casamento das pessoas do mesmo gênero é reconhecido desde 2006.

Outra singularidade exposta pela convidada é que na cidade de Tel Aviv por onde tu anda, principalmente em edifícios e condomínios tu sempre vai ver uma bandeira apoiando a causa LGBT, há praias para públicos diversos e as pessoas circulam bem à vontade, isso faz parte da cultura da região. Israel, também abriga uma grande concentração alta industria e tecnologia. Ou seja, o primeiro celular, o desenvolvimento de softwares, como Waze, WhatsApp, Wix, todos esses aplicativos foram desenvolvidos em Israel.

Outro ponto importante que marcou a viagem da convidada foi que a região incentiva desde criança o gosto pelo empreendorismo, ou seja, se tu queres criar uma empresa é só se dirigir ao governo que em 14 dias a tua empresa já está criada. Alem disso, tu ganha um subsidio para investir, isso é totalmente ao contrario que no Brasil, aqui tu irias pagar inúmeros impostos, em Israel não, o governo te auxilia nos gastos realizados e assim continua te incentivando a gerar novas empresas e novos lucros. 

Israel também é líder em números de técnicos e cientistas e é pioneira na criação de tecnologias de micro irrigação e em micro planejamento. A região também deu inicio a criação do tomate cereja, o sistema de saúde é totalmente publico e é considerada a 9º melhor do mundo, as escolas também são todas publicas, isto é, todo o ensino desde a educação infantil até a idade a adulta é realizada em escolas publicas, isto inclui as universidades.

Outra curiosidade exposta pela convidada é que na cidade de Tel Aviv possui diversos bares, cafés e restaurantes e Israel é formado por sderot que são caminhos formados como se fossem ciclovias onde os turistas e a população pode passear de bicicleta, isso se dá pelo grande numero de motocicletas, bicicletas, patinetes elétricos, tal uso que serve como meio de transporte. A maioria da população é formada por jovens, e entre a manha e à tarde os jovens se divertem nas praias locais e trabalham a noite, pois o movimento na cidade ocorre apenas na parte da noite, onde há uma grande predominação de bares e restaurantes.

Outro ponto abordado durante a apresentação, foi que as pessoas percorrem muito os espaços públicos, em Tel Aviv tem uma praça onde todo ano acontece uma festa pública. Nesses encontros principalmente quando há feriado, é sempre numa noite estrelada marcada pela cultura judia, consequentemente no outro dia é feriado na cidade. E a maioria das festas que acontecem seja em praças pública, parques sempre vemos a presença de um grande público.

A partir de Jerusalém, segundo a nossa convidada é indescritível, pois a cidade tem um teor um tanto acolhedor, pois quando você começa a andar pelas ruas e estradas, a sensação que tu tem é que tu estas morando ali por anos. A convidada ainda ressalta que há duas fases de Jerusalém, nomeadas por cidade nova e cidade velha, a que mais tocou foi a cidade nova. A cidade antiga é dividida por 4 territórios, possui um pouco da cultura árabe, e também é composta por bairros judeus, cristãos e armênia.  Toda a construção da cidade velha e um pouco da cidade nova foi realizada através da pedra de calcário, porem na cidade nova não é tão visível utilização, se a pedra esta é visível é somente em pequenas construções.

Uma parte indescritível da viagem que Ana Carolina conta foi à visita realizada na basílica de Santo Sepulcro, outro fato interessante da exploração foi que há duas partes, ou seja, à parte ortodoxia e a outra parte católica romana. No interior da basílica, a convidada conta que os fieis levam seus textos bilhetes para que assim possa ser ‘energizados’, alem disso, Ana relata que é um espaço que os fieis colocam tudo para fora há um muro onde é destinada para depositar mensagens de carinho e renovação e essa demonstração de afeto dos fieis deixou a convidada muito emocionada e comovida. Ana Carolina afirma que a basílica é dividida por lado feminino e lado masculino, do qual o lado feminino é menor. As ortodoxias zelam muito pelo muro, logo, as mesmas não deixam chegarem perto do muro.

 

Por fim, os colegas e os de mais presentes ficaram encantados e impressionados com as realidades expostas no Momento Cultural e a convidada Ana Carolina ficou grata por poder compartilhar com os colegas suas experiências, poder relembrar suas aventuras e poder sentir mesmo com tantas dificuldades sentir a energia de alguns lugares e a beleza das cidades por onde passamos, sua cultura, o valor dado por seu povo, por suas cidades, pelos seus aspectos históricos, através de arquiteturas das casas, monumentos e capelas que ali faziam presentes.

 

Para conhecer um pouco mais sobre o território de Israel, acesse aqui:

MASADA

JERUSALEM CIDADE VELHA

JERUSALEM CIDADE CONTEMPORANEA

NORTE DE ISRAEL

CESAREA

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA