Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Mostra apresenta trabalhos voltados à educação popular em saúde
RSS
A A A
Publicação:

Mostra apresenta trabalhos voltados à educação popular em saúde

Mostra apresenta trabalhos voltados à educação popular em saúde
Autoridades prestigiaram as produções e reafirmaram a importância dos saberes populares. - Foto: Manu Venturini

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) realizou a Mostra Estadual de Educação Popular em Saúde nesta sexta-feira (10) no Auditório Padre Werner da Unisinos, em São Leopoldo. Participaram do evento em torno de 300 pessoas, entre trabalhadores de saúde da atenção primária do Estado, agentes comunitários de saúde e representantes de movimentos sociais. A mostra reúne os trabalhos produzidos durante a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde (EdpopSUS/RS), ocorrido nas macrorregiões de saúde do Estado neste ano, e que foram apresentados em exposições organizadas nos municípios. O objetivo é destacar essas produções e reafirmar a importância dos saberes populares e da ancestralidade na construção compartilhada destas raízes com os saberes científicos.

Além da mostra, foram realizadas rodas de conversas que, entre outros temas, abordaram Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Saúde Mental e Redução de Danos, Espiritualidade e Saúde.

O curso é promovido pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde e Fundação Owaldo Cruz, em parceria com a ESP/RS e apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e Unisinos.

A diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, destacou a integração, humanidade e acolhimento como aspectos que contribuem positivamente para o programa de educação popular. “Destaco ainda o envolvimento de todos para assegurar as necessidades e os bons resultados da ação”, disse. A coordenadora estadual do EdpopSUS, Ana Lúcia da Costa Maciel, salientou que o curso tem por meta o fortalecimento do SUS e por eixo central a política de educação com base no compartilhamento de experiências e conhecimento entre os educadores, educandos e gestores.

Também participaram do evento o Secretário Municipal de Saúde de São Leopoldo, Fábio Bernardo da Silva, e o representante do Coletivo de Educação Popular em Saúde, Júlio Alberto Wong Un.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA