Página inicial > Comunicação > Notícias > Osório sediou a 1ª Mostra de Educação Popular em Saúde

Osório sediou a 1ª Mostra de Educação Popular em Saúde

Evento marcou o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS II - Foto: Fotos: Eliana C. Izaias/PMO

O Largo dos Estudantes Sônia Chemale foi o local da realização da 1ª Mostra de Educação Popular em Saúde do Litoral Norte Gaúcho: Culturando o SUS, na quinta-feira (5/10).

O evento que marcou o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS II, contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde de Osório, Imbé, Capivari do Sul e Palmares do Sul.

A Mostra foi realizada com o apoio das Prefeituras dos municípios já mencionados, da Escola de Saúde Pública - RS, ET-SUS-RS e Hospital São Vicente de Paula.

O curso que fechou com a Mostra foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz , com apoio da Secretaria Municipal de Osório. Participaram O Curso foi sediado em Osório, com aulas no Auditório do Posto Central e também no Auditório do Hospital São Vicente de Paulo. O objetivo do curso foi pensar e os processos educativos e a prática com consciência crítica e cidadania participativa.

Participaram da Mostra o secretário da Saúde de Osório, Emerson Magni; a Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, da Atenção Básica e do setor de Odontologia do município de Osório, Diana Zanoni; a representante da EdPopSUS II, Ana Lúcia Maciel e a representante da  Escola de Saúde Pública, Rejane de Carvalho.

A programação teve roda de Conversa sobre Participação popular, painel sobre o trabalho do ACS no Litoral, Roda de Capoeira dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos- Projeto Ação Legal- CRAS Glória/ Secretaria de Assistência Social e Habitação- Osório e Sarau de encerramento – Declamação - Kassiana Oliveira, José Henrique e Erico Bastos e outros convidados.

Como atividades Permanentes, o público conferiu os  trabalhos criados pela Turma EDPOP SUS litoral norte gaúcho, Grupo de teatro Eis Me Aqui- Osório, Grupo de artesanato Tecendo Alegria- Santa Luzia- Osório, Artesanato em conchas- Imbé, Exposição de couro de peixe e animais marinhos- Imbé, Vigilância Sanitária e epidemiológica- Osório, Pró-mamá- Osório, Unidade de saúde Glória e Pastoral da Saúde de Osório- Exposição do trabalho com plantas medicinais, Artesanato Indígena- Capivari do Sul e Laranjinhas Arteiras- Grupo de artesanato da ESF Laranjeiras- Osório.

Crédito: Eliana C. Izaias/PMO