Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > SES divulga posicionamento sobre Outubro Rosa e recomendações para a realização de mamografias
RSS
A A A
Publicação:

SES divulga posicionamento sobre Outubro Rosa e recomendações para a realização de mamografias

SES divulga posicionamento sobre Outubro Rosa e recomendações para a realização de mamografias
Gabbardo (C) apresentou a posição da Secretaria sobre o Outubro Rosa durante reunião aberta à imprensa - Foto: Mírian Barradas/SES

 

O posicionamento sobre o Outubro Rosa e as diretrizes sobre a prevenção do câncer de mama foram apresentados nesta sexta-feira, (6),  pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, aos 19 Coordenadores Regionais de Saúde, em reunião que contou com a presença da imprensa.

“O Outubro Rosa deveria focar no acesso à informação, na prevenção e no diagnóstico precoce, e não na mamografia. O exame representa diagnóstico, e não prevenção”, ressaltou Gabbardo.

A mamografia é indicada para mulheres assintomáticas de 50 a 69 anos, que devem realizar esse exame de rastreamento a cada dois anos, e para mulheres sintomáticas ou com histórico familiar de câncer de mama. De acordo com o secretário, essas recomendações são as preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer e seguem parâmetros internacionais de rastreamento.

Ele explicou que, apesar do câncer de mama ter alta taxa de mortalidade, é preciso observar que o exame de mamografia não é preventivo, e sim apenas um método de diagnóstico. "A prevenção primária se dá com a mudança de hábitos de vida, como alimentação adequada, atividade física e a prática do aleitamento materno", afirmou.

Questionado se haveria uma limitação de mamografias dentro do Sistema Único de Saúde, Gabbardo falou que os médicos continuam com autonomia total para prescrever os exames que considerarem necessários. “Nunca vai haver bloqueio de um exame solicitado por um médico”, garantiu. Na entrevista coletiva, o secretário também informou que não é mais aconselhado o autoexame da mama, pois estudos apontam que as mulheres descobrem tumores de forma casual, em situações cotidianas e não no autoexame. As mulheres devem estar atentas à presença de nódulos, especialmente os fixos e endurecidos, ou outras alterações na pele ou formato da mama.

O secretário ressaltou que é uma obrigação da gestão informar a população sobre as orientações que são oficiais e, por isso, reuniu hoje os 19 Coordenadores Regionais para apresentar a posição da SES sobre o Outubro Rosa, que será compartilhada entre as Secretarias Municipais de Saúde. Mais informações podem ser conferidas na apresentação do secretário João Gabbardo dos Reis :  Apresentação sobre Outubro Rosa 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA