Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP RECEBE MOSTRA SAÚDE É MEU LUGAR
RSS
A A A
Publicação:

ESP RECEBE MOSTRA SAÚDE É MEU LUGAR

 ESP RECEBE MOSTRA SAÚDE É MEU LUGAR
Teresinha Cardoso, diretora da ESP ressalta a importância da vivência no território e a troca de conhecimento e informação - Foto: Fernanda Nunes

 

A abertura oficial da Mostra Estadual “Saúde é Meu Lugar”, promovida pela Escola de Saúde Pública (ESP/RS), da Secretaria Estadual da Saúde, foi realizada na noite de quinta-feira, 28 de setembro. Falando aos presentes na cerimônia de abertura, a diretora da ESP, Terezinha Valduga Cardoso, destacou a importância dasparcerias estabelecidas com a UERGS e a Fiocruz, que possibiliratam o retorno do curso de Especialização em Saúde Pública, agora em sua segunda edição. “ A ESP tem história, reconhecimento e estamos trabalhando ainda mais para fortalecer este nome’, afirmou Terezinha.

A diretora falou ainda da Residência Médica e Multiprofissional, de educação popular, além dos cursos que são ministrados nos espaços da ESP por outros órgãos de governo. Ressaltou a relevância dos cursos profissionalizantes da Escola Técnica do SUS, e que estão atingindo a meta do governo do Estado, ou seja, 2.500 servidores públicos qualificados atualizados, ultrapassando com isso a meta em 2016. “ A secretaria da Saúde tem um grande objetivo na formação e qualificação e vem apoiando projetos como a Mostra Saúde é Meu Lugar que estamos iniciando agora”, concluiu Terezinha.

O responsável pelo projeto Saúde é Meu Lugar, Caco Xavier, falou da importância do apoio recebido da Escola de Saúde Pública para a realização do evento, desde o ano de 2014. Ele citou que o projeto foi se redimensionando para poder acolher uma demanda oriunda das comunidades, criando espaços e oportunidades. Já o pró-reitor da UERGS, Clóvis Oliveira, lembrou da parceria existente no Curso de Especialização em Saúde Pública, no qual a Universidade atua diretamente como certificadora.

Etel Matielo, tecnologista da Coordenação-Geral de Apoio ao Controle Social, à  Educação Popular em Saúde e às Políticas de Equidade do SUS,  citou o curso de Educação Popular (EdPopSUS), que conteceu em três estados do Brasil,totalizando aproximadamente 7 mil trabalhadores de saúde e representantes de movimentos sociais. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, ressaltou a importância dos agentes de saúde e a integração entre as diferentes áreas de ensino presentes na ESP.

O evento contou com a parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde e da Residencia Integrada em Saúde da ESP. A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/MS/RJ)/Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (RedEscola).

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA