Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Profissionais da 6ª CRS debatem estratégias de enfrentamento e prevenção ao suicídio
RSS
A A A
Publicação:

Profissionais da 6ª CRS debatem estratégias de enfrentamento e prevenção ao suicídio

Evento reuniu mais de 300 profissionais de saúde
Evento reuniu mais de 300 profissionais de saúde - Foto: Divulgação SES/RS

Aproximadamente 300 profissionais da saúde da rede de serviços que atendem casos relacionados à problemática do suicídio em municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) participaram de capacitação sobre promoção da vida e prevenção da morte autoprovocada, nesta quarta-feira (30). O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) e marcou o início das atividades do Setembro Amarelo, mês escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção da morte autoprovocada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade e mata mais jovens que o HIV. No Brasil, a morte autoprovocada aumentou em 30% nos últimos anos entre crianças e adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos. Já no Rio Grande do Sul, a cada 24 horas, três pessoas cometem suicídio.

Foram apresentados estudos e dados epidemiológicos que apontam a região de abrangência da 6ª CRS como uma das com as maiores taxas de mortalidade por suicídio do Estado. O evento também teve por objetivo debater e propor ações de prevenção a este agravo. A prevenção inclui estratégias que contemplem a integralidade da atenção e necessidades do usuário, garantindo promoção de qualidade de vida e recuperação da saúde. Desde junho de 2014, o suicídio é de notificação compulsória e imediata no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Com base nestes dados, os municípios podem aplicar as devidas medidas de controle, fornecendo acompanhamento e orientação familiar através da Rede de Saúde Mental.

O evento foi promovido pela 6ª CRS e Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, com apoio da UPF.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA