Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Residência Integrada em Saúde tem aula magna
RSS
A A A
Publicação:

Residência Integrada em Saúde tem aula magna

Acolhimento aos novos residentes 2017
Acolhimento aos novos residentes 2017 - Foto: Thiago Rodrigues

A aula magna, que marca o início do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), foi ministrada nesta sexta-feira (3), pelo médico de família e comunidade e vice-coordenador do Telessaude da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Roberto Umpierre. O tema abordado foi a “Formação em serviço e as residências: desafios e possibilidades de qualificação do processo de trabalho da rede SUS”.

 

O secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, destacou a importância da residência integrada em saúde ao aproximar profissionais que estão iniciando sua trajetória profissional com outros que já atuam há muitos anos nos serviços de saúde. “O trabalho de equipe, que considera a multidisciplinaridade e os muitos olhares, é fundamental para qualificarmos a assistência à saúde da população”, afirmou.

Paz argumenta que saúde não é sinônimo de hospital e de investimento em alta tecnologia. “É na atenção primária, na residência das pessoas e junto às famílias, que os profissionais podem atuar para melhorar a qualidade de vida e de saúde da população”. O secretário disse ainda que os profissionais devem considerar as diferentes realidades de vida da população e as questões humanas, epidemiológicas e sociológicas envolvidas. “Só assim, numa construção conjunta com a população, contribuiremos efetivamente para a saúde e desenvolvimento do país”, finalizou.

Roberto Umpierre afirmou que em momentos de crise econômica e de falta de recursos financeiros os governos devem ampliar os investimentos na área da atenção primária em saúde. “Justamente nesses momentos os gestores devem investir na prevenção das doenças, que demanda menos recursos do que tratar os agravos em estruturas e serviços de maior complexidade”. Segundo ele, os residentes devem estar atentos as demandas crescentes em saúde, impulsionadas, principalmente, pelo envelhecimento da população, maior fluxo de informações sobre saúde nos meios de comunicação e, consequente, aumento das expectativas de pacientes e de profissionais.

Participaram da solenidade a diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, o secretário municipal de saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengler, a coordenadora da RIS, Maria Antônia Heck, coordenadores das diferentes áreas da residência e da Escola de Saúde Pública, bem como os tutores e preceptores.

O evento marcou o início das atividades do ano letivo de 2017 para os ingressantes do primeiro ano de residência (R1) e do terceiro ano (R3), do Programa de Residência Integrada em Saúde multiprofisional e de medicina de família e comunidade

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA