Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Auxiliares e técnicos de enfermagem concluem curso de Qualificação em Imunização Formação Inicial
RSS
A A A
Publicação:

Auxiliares e técnicos de enfermagem concluem curso de Qualificação em Imunização Formação Inicial

Formatura qualificação em imunização formação inicial
Parabéns aos formandos - Foto: Thiago Rodrigues

 

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS) em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadualda Saúde, realizou a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Qualificação em Imunizações, Formação Inicial. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 14, no auditório da ESP/RS.Formaram a mesa de autoridades a diretora da Escola de Saúde Pública, Teresinha Valduga Cardoso, a coordenadora da 2ªCoordenadoria Regional de Saúde (2ªCRS), Tarsila Rorato Crusius, e acoordenadorado curso, Viviane Franceschetto de Menezes,representando a coordenação da ETSUS.

O curso formou 23 auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam no SUS nas regiões que compõem as coordenadorias (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 10ª, 13ª, 16ª, 18ª), com o objetivo de qualificar em imunizações estes profissionais, no âmbito da atenção básica.

Na solenidade, a coordenadora da qualificação Viviane de Menezes, relata a importância das imunizações na atenção básica, e por isso a extrema necessidade de qualificar, ainda ressalta que num ponto de vista macro, da formação dos trabalhadores do SUS, isso vai impactar diretamente no acesso dos usuários, na qualidade do atendimento para o Estado, na qualificação dos trabalhadores e na educação permanente dos formandos.

Tarsila Rorato Crusius, coordenadora da 2ª CRS, falou da alegria de estar na conclusão de mais uma etapa do curso que é o resultado de um esforço que deu certo, este processo surgiu da dificuldade e da importância que tem a qualificação permanente, a mobilização para melhorar as condições de trabalho dos servidores e principalmente melhorar as condições de saúde da população, através da promoção da saúde e da prevenção de agravos. Disse aos formandos “para vocês estarem aqui os municípios de vocês também necessitaram disponibilizar estrutura, dispensar vocês de estarem lá trabalhando na ponta e tudo isto tem um custo, mas o retorno é maravilhoso e por isso hoje estamos podendo fazer a formação desta turma ampliada às demais coordenadorias, e, por fim, vamos nos empenhar e dar continuidade a esse trabalho”.

Adiretora da Escola de Saúde Pública, Teresinha Valduga Cardoso,falouque a2ª CRSfoi a que comprou a ideia e deu o primeiro passo,e queo bom é quando não perdemos a parceria, a motivaçãode desenvolverprojetos que venham qualificar a assistência, o cuidadoao nosso usuário, venha qualificar umaáreamuito importante que é a imunização.Todos nós sabemos o quanto as imunizaçõessalvaramecontinuarãosalvandomuitas vidas,erradicando doençasperversas, como por exemplo, a gripe H1N1.

Por fim, a diretora Teresinha Valduga parabeniza a todos os presentes, alunos, coordenadorias, servidores e representantes da ETSUS, que foram pioneiras e idealizadoras em desenvolver este projeto, pois para a diretora a educação e a saúde andam juntos, ambas andam em uma constante.

Na visão da formanda em Formação Inicial, Sônia Maria Bueno, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Campo da Tuca, no município de Porto Alegre, o curso oferecido pela ESP, foi muito interessante lhe deu mais conhecimento e autoconfiança para poder desempenhar sua atividade na UBS, relatou que começará o trabalho como vacinadora e acredita que está mais preparada para dar um bom atendimento ao usuário. Agradeceu a Escola, aos professores pelas explanações e desejou que esta oportunidade fosse dada a outros alunos nos próximos anos.

Presentes no evento a vice-diretora da ESP, Nilce Maria Ferrari, servidores da ESP e ETSUS, e os professores do curso, Elize Dilly Pereira, Carla Posche,Roberta de Freitas Ferraz, Cynthia Silveira e Juarez Cunha.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA