Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Exposição científica de qualificação de servidoras da ESP
RSS
A A A
Publicação:

Exposição científica de qualificação de servidoras da ESP

xxx
Exposição cientifica dos servidores da ESP - Foto: Thiago Rodrigues

 

Hoje (11) quando comemora 54 anos de existência três servidoras da ESP participaram da Exposição científica de qualificação a mestre em saúde coletiva Paula Lopes Gomide, a doutora em ciências biológicas Daniela Copetti dos Santos e Sara Brunetto, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

Dissertação Intenções entre tensões: Descentração da Residência Integrada em Saúde, foi o tema abordado por Paula Gomide, pesquisa cartográfica, trata da relação da descentralização das ações em saúde e descentralização da residência, dos limites e fragilidades na constituição desta política-estratégia, e como isto vai acontecendo, apresenta como metáfora a imagem de janelas para lembrar sempre que o trabalho parte do seu ponto de vista, como pesquisadora e observadora, pautado pelo lugar que ocupa dentro da coordenação da residência da ESP. Como resultado verificou que os diferentes arranjos curriculares engendrados pela coletivoresidência, no município que acolhe a RIS, são visualizados na sua singularidade, tomado como um sistema de significações que disputam com outros sistemas.

Sara Brunetto, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, em sua dissertação verificou a associação entre os níveis de leptina do leite materno maduro e os escores de dobras cutâneas aos três e seis meses de vida e crianças expostas a diferentes ambientes intrauterinos. Trata-se de um estudo observacional longitudinal, para o qual foram recrutados pares de mães e crianças residentes em Porto Alegre, e que concluiu que a leptina, oferecida através do aleitamento materno exclusivo, atua na regulação do balanço energético corporal da criança, influenciando precocemente variáveis antropométricas.

Em sua tese de doutorado Daniella Copetti aborda o “Modelo de Niemann-Pick tipo C induzido por U18666A : efeito sobre vários parâmetros bioquímicos em astrócitos de ratos recém-nascidos“. O objetivo do estudo foi verificar por meio de análises feitas diretamente em células do Sistema Nervoso Central alguns fatores bioquímicos que estão diretamente ligados a doenças neurodegenerativas e ver se os mesmos também aparecem na

Doença de Niemann-Pick tipo C. A doença é uma desordem neurodegenerativa, hereditária e que ocorre devido o acúmulo de colesterol em células do sistema nervoso central, também conhecida como Alzheimer Infantil.

A coordenadora da mesa, coordenadora do Comitê de Ética, Maria Élida Machado disse "tivemos a oportunidade de tomar conhecimento de duas dissertações e uma tese elaboradas por colegas trabalhadoras da ESP. Foi muito importante conhecer o trabalho das colegas e perceber a diversidade das pesquisas e o potencial da ESP em termos de conhecimentos, concepções e técnicas de pesquisa. Estes momentos são valiosos para compartilhar a produção de conhecimento entre os trabalhadores da instituição, assim como a instigam a pensar sobre a importância de manter espaços regulares deste tipo na ESP."

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA