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Abertura de Oficina de Acreditação Pedagógica acontece nesta quarta-feira

Apresentação
A atividade busca favorecer a articulação entre atores locais em torno do debate da qualidade em educação e do sistema de acreditação pedagógica - Foto: Gabriel Severo

Aconteceu a abertura da Oficina de Mobilização de Acreditação Pedagógica na Escola de Saúde Pública (ESP/RS), nesta quarta-feira, 28. A atividade busca favorecer a articulação entre atores locais em torno do debate da qualidade em educação e do sistema de acreditação pedagógica. O primeiro tópico debatido foi “Acreditação Pedagógica no âmbito da educação em saúde: conceitos, contextos, desafios e perspectivas”, seguido de “Estrutura e fluxos da AAP/ABRASCO na conformação do sistema de Acreditação Pedagógica”. No segundo momento foi discutido “Sentidos e implicações da Acreditação Pedagógica para a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/ Coletiva” e “Desafios da educação em saúde no RS: história, possibilidades e limites.”

O secretário executivo da Agência de Acreditação Pedagógica, José Inácio Motta Jardim, explica que a atividade espelha uma pactuação coletiva sobre uma ideia de qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O conceito é fomentar um debate das necessidades de formação do SUS e parâmetros de qualificação dessa formação”, ressalta.

“Para a RedEscola, cada oficina apresenta necessariamente uma iniciativa singular, em razão das diversidades locorregionais e das demandas que surgem durante os dois dias de curso”, explica o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), Caco Xavier. “Para nós, a participação da Escola, em qualquer etapa do processo, é sempre um momento precioso de reflexão acerca das práticas formativas e das necessidades contemporâneas e locais de formação para o SUS.”

A ação é promovida pela ESP/RS da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Agência de Acreditação Pedagógica/Abrasco e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Compuseram a mesa com os palestrantes, a diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, o diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Romeu Farias, a primeira vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Sandra Sperotto, a representante da Reitoria da UERGS, professora, doutora e coordenadora da Área de Ciências da Vida e do Meio Ambiente, Gabriela Silva Dias.

Também estiveram presentes a vice-diretora da ESP/RS, Stella Marya Feyh Ribeiro, o secretário executivo adjunto da Agência de Acreditação Pedagógica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Murilo Wanzeler, o professor curso de graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, Dário Pasche, e a professora de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, Cristianne Famer Rocha.

Na quinta-feira, 29, dando continuidade à oficina, ocorrem os trabalhos em grupos de reflexão acerca do tema da Acreditação Pedagógica e suas implicações nos processos de formação local, assim como a plenária final.

RedEscolas

A RedEscola é uma rede que congrega atualmente 48 escolas, centros formadores e núcleos de saúde coletiva em todos os estados do país. Trata-se de uma rede de associação voluntária, cujos integrantes reúnem-se em torno de objetivos e projetos de interesse comum, sempre voltados para a formação para o Sistema Único de Saúde. A Secretaria Técnica Executiva da Rede está baseada na Escola nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

O Projeto sobre a Acreditação Pedagógica nasceu no âmbito da RedEscola, onde foi discutido e onde seus principais referenciais foram delineados, com a ajuda dos parceiros da Escola de Saúde Pública de Rennes, na França, especialistas nesse sistema de acreditação. Quando a Agência de Acreditação Pedagógica foi implantada, vinculada a Abrasco, em setembro de 2014, as escolas da Rede foram convidadas a participar ativamente do processo de mobilização em torno de seus principais conceitos e métodos, bem como a apresentar alguns de seus cursos ao processo acreditador.

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ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA