Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Câncer de Mama: Vamos falar sobre isto?
RSS
A A A
Publicação:

Câncer de Mama: Vamos falar sobre isto?

Dentro das atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) promove, nesta sexta-feira, 23, um evento intitulado
Evento discute câncer de mama - Foto: Divulgação

Dentro das atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) promove, nesta sexta-feira, 23, um evento intitulado "Câncer de Mama: vamos falar sobre isto?". O encontro acontece no teatro do Fórum Central, em Porto Alegre, das 14 às 17 horas.

Está prevista uma palestra do presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rogério Grossmann,  e um debate intitulado Experiências  e Realidades. Participam do debate, Dino de Lorenzi, da Secretaria de Saúde de Caxias  e a assistente social, Lauriana Nardini, da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer. A coordenadora da Política de Saúde da Mulher da SES , Nadiane Lemos, será a mediadora do debate, que inicia às 15h30min. 

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o Rio Grande do Sul está entre os estados com maior número de casos de câncer de mama entre as mulheres. Para este ano, são estimados cerca de cinco mil casos novos de neoplasia de mama, sendo 1,1 mil em Porto Alegre. Ainda segundo o INCA, existe uma tendência de diminuição na taxa de mortalidade nos últimos anos, o que reforça a importância de políticas de saúde voltadas a temática.

O rastreamento populacional através da realização de mamografias, conforme orientação do Ministério da Saúde e INCA, deve ser feito a partir dos 50 anos. Entretanto a presença de alterações mamárias e história familiar devem ser avaliadas em qualquer idade, bem como a solicitação de exames complementares.

Conforme a coordenadora da Seção da Saúde da Mulher da SES/RS, Nadiane Lemos, a prevenção do câncer de mama está relacionada a hábitos saudáveis de vida, autocuidado, prática da amamentação, bem como a detecção precoce de lesões na mama com exames regulares pois pode proporcionar tratamento em tempo oportuno." O autoexame também é importante, porque ajuda a mulher a se familiarizar com a forma dos seus seios e a observar alterações com mais facilidade", conclui Nadiane Lemos.

 

 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA