Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública encerra semana especial de aniversário de 53 anos
RSS
A A A
Publicação:

Escola de Saúde Pública encerra semana especial de aniversário de 53 anos

Servidores e residentes
Turma do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Foto: Gabriel Severo

Encerrando a semana de homenagem ao seu aniversário, aconteceu a festa julina da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), na sexta-feira, 10. Reunindo servidores e alunos, a festividade comemorou os 53 anos da ESP/RS, inaugurada em 11 de julho de 1962. Foi criada na Faculdade de Medicina da UFRGS como resposta da demanda de existir dentro da Secretaria de Saúde um órgão responsável pela realização de cursos e treinamentos nos diferentes campos de saúde pública.

Na segunda-feira, ocorreu um almoço dos funcionários, seguido na terça-feira com o Seminário Integrador de Pesquisa e um Seminário de Saúde Mental da Residência Integrada em Saúde (RIS). Na quarta-feira, foi apresentada a tese Múltiplas mortes de si: Suicídio de idosos no Sul do Brasil, da servidora Drª Cláudia Weyne Cruz. Na quinta-feira, o IV Encontro Regional de Educação em Saúde Coletiva e Humanização da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e Mostra de Trabalhos deu continuidade à programação semanal.

A ESP/RS foi pioneira no Brasil, junto com o estado do Piauí, na implementação dos cursos descentralizados de saúde pública na Escola Nacional de Saúde Pública, formando sanitaristas para a região sul do país. Neste sentido, atendeu as demandas dos estados de Santa Catarina e Paraná por quatro anos. Igualmente significativa foi sua atuação na formação de auxiliares de epidemiologia, qualificando as ações de notificação de doenças e adoção de medidas de bloqueio da transmissão e contágio no processo de combate e erradicação de doenças como varíola. Também foi relevante sua atuação no processo histórico do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, ocorrido na década de 1980, responsável pela implantação do SUS.

Atualmente, a Escola promove o 1ª edição do curso de Qualificação em Imunizações, a segunda etapa do curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS e o curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, além das aulas da Residência Integrada em Saúde, que recentemente teve seus tutores qualificados na pesquisa em Bases de Dados da Saúde pelo Centro de Informação e Documentação em Saúde (CEIDS). A Escola ainda faz parte da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e mantém parceria com diversas universidades.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA