Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Inicia Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS na ESP/RS
RSS
A A A
Publicação:

Inicia Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS na ESP/RS

Diretora fala na solenidade
Trata-se da segunda oferta do curso, a primeira tendo ocorrido em 2014 em oito estados - Foto: Fernanda Nunes

Aconteceu a abertura do Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS, nesta segunda-feira, 22, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP/RS). Na solenidade, o coordenador da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, Alberto Tomasi, representando o secretário estadual da Saúde, João Gabbaro dos Reis, parabenizou a iniciativa e falou da importância de um curso dessa dimensão ser planejado. “Esta qualificação é um instrumento necessário não só para fiscalização, mas também para gestão do SUS”, aponta. “Por isso, fico muito feliz de ver o sistema, com todos entes federativos, caminhando juntos e fazendo um trabalho que favorece o SUS, tanto no Rio Grande do Sul, quanto em nível nacional.”

A auditora do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Estado, Ana Cecília Bastos Stenzel, professora do segundo módulo do curso, se mostrou feliz em ver a sala cheia neste primeiro curso. “No final, sei que vocês voltarão aos seus municípios e botarão em prática, nas suas áreas de atuação, o conhecimento que receberam aqui, avaliando que este recurso resulte em qualidade aos cidadãos”, declarou.

A diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, disse que o objetivo da Escola é fazer dessa experiência a melhor possível aos profissionais. “A ESP se preocupa em dar um serviço de qualidade ao usuário, assim como dá atenção ao que ele pensa, suas críticas e colocações. Portanto, o trabalho exercido pelos auditores e ouvidores é essencial”, explica. “Planejamento é algo cíclico e contínuo, por isso é importante dar a espaço devido a este tipo de atividade”, finaliza Teresinha.

A iniciativa é uma parceria entre a Rede Brasileira de Escolas em Saúde Pública (RedEscola), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

Trata-se da segunda oferta do curso, a primeira tendo ocorrido em 2014 em oito estados. Agora, além do Rio Grande do Sul, cinco escolas de saúde pública dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina vão receber cerca de 220 alunos para a capacitação. Ela é dividida em duas partes: Unidade de Aprendizagem 1 (UA1) – Estado, Saúde e Sociedade, de 22 a 26 de junho, e Unidade de Aprendizagem 2 (UA2) – Auditoria e Ouvidoria, de 03 a 07 de agosto.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA