Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Guia com dicas de alimentação saudável é lançado no Estado
RSS
A A A
Publicação:

Guia com dicas de alimentação saudável é lançado no Estado

Autoridades no lançamento do guia
Guia é apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS - Foto: Priscila da Silva/SES

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira e a publicação Alimentos Regionais Brasileiros teve seu lançamento no Estado nesta sexta-feira (22), no auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. A atualização do guia apresenta quais cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

O Guia Alimentar é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações para uma alimentação adequada e saudável.  Configura-se como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde-SUS e também em outros setores.

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros tem como objetivo apoiar a educação alimentar e nutricional e incentivar a alimentação adequada e saudável, em especial o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. Esse material contribui ainda para divulgar a variedade desses alimentos no país, orientar seu uso em preparações culinárias e resgatar, valorizar e fortalecer a cultura alimentar brasileira, em todas as regiões. 

Elson Farias, diretor do Departamento de Ações em Saúde da SES/RS, reforçou a importância do trabalho em rede com a finalidade de difundir as informações sobre alimentação saudável e de estimular a implementação de ações, nos municípios, que resultem em melhor qualidade de vida e saúde para a população. “O guia será mais um instrumento para melhorar o perfil epidemiológico da população”.

Representando a coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortoline,  disse que o guia foi construído a partir do debate com profissionais de todo o país, destacando a participação e o protagonismo da SES/RS neste processo. Segundo ela, o guia revisado é importante em um cenário epidemiológico que muda constantemente e traz novas necessidades de saúde. “A nova edição não trabalha com grupos alimentares, nem propõe dietas ou alimentos milagrosos. O objetivo é orientar profissionais e população para a importância de se comer “comida de verdade”, ou seja, alimentos in natura e minimamente processados (industrializados)”, conclui.

“O guia alimentar é importante, especialmente, para contribuir na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis como obesidade, diabetes, infarto e acidente vascular cerebral (AVC)”, enfatiza Paulo Henkin, coordenador da Política de Alimentação e Nutrição do Estado. Segundo ele, pesquisas indicam que é possível reduzir em até 85% a incidência destas doenças com alimentação saudável, prática de exercícios físicos e não fumar.

Também  participaram do evento a coordenadora do Conselho Regional de Nutricionistas(CRN-RS), Ivete Dorneles, profissionais da saúde que atuam nas ações e programas de alimentação e nutrição dos municípios e das coordenadorias regionais de saúde, conselhos da à área de segurança alimentar, câmaras técnicas e órgãos públicos ligados à produção e fiscalização de alimentos.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA