Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Secretaria Estadual de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe
RSS
A A A
Publicação:

Secretaria Estadual de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Governador Sartori é vacinado
De forma inédita, a imunização inicia no Estado uma semana antes do resto do país - Foto: Divulgação

Com a presença do governador José Ivo Sartori, da primeira-dama, Maria Helena Sartori, e do secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foi aberta, na manhã desta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no RS. De forma inédita, a imunização inicia no Estado uma semana antes do resto do país, com o objetivo de vacinar a população antes das quedas de temperaturas. 

A meta é imunizar 80% das cerca de 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mães de recém nascidos com até 45 dias), portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A definição da população-alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. No ano passado, 80% dos óbitos causados pelo vírus da gripe foram entre pessoas que estavam nos grupos prioritários mas não se vacinaram.

O apelo da Secretaria Estadual de Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam às 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado na primeira e segunda semanas de vacinação. “A antecipação da campanha era uma necessidade do Estado, considerando a particularidade do nosso clima. Agora, é importante que a população faça a sua parte”, declarou o secretário Gabbardo.

A campanha será realizada até o dia 22 de maio, e para o próximo dia 9 (sábado) está marcado o Dia D, quando os postos de vacinação do Estado estarão abertos. A vacina protege contra três tipos do vírus influenza, causador da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, foram registrados até o momento dois casos de Influenza no Estado, em Canoas e Santa Cruz do Sul. Em 2014, o RS registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 66% nos casos e óbitos – já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes.

O governador Sartori agradeceu à diretoria do Asilo Padre Cacique, onde foi realizada a abertura da campanha, e aos servidores das unidades de saúde que estão trabalhando na imunização. “Foi feito um grande trabalho coletivo para o início antecipado da campanha, com o objetivo de reduzir as incidências da Influenza e, agora, precisamos da colaboração da população”, declarou. O governador e a primeira-dama, por terem mais de 60 anos, também receberam a dose da vacina. O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Rogério Aguiar, explicou a importância da vacinação antecipada: “após a aplicação da dose, o organismo leva cerca de três semanas para desenvolver a imunidade contra a Influenza”. 

Durante a abertura, foram vacinados 150 moradores e 90 funcionários do Asilo Padre Cacique. Mary Eny Stabel, de 83 anos, vive no Padre Cacique há 4 meses e foi a primeira a receber a dose. “Gosto de tomar, é importante para a saúde”, afirma. Noraci Moraes, de 72 anos, conta: “Nunca perdi uma campanha e também nunca tive reação com a vacina”. O acompanhamento das doses aplicadas pode ser feito pelo Sistema do Programa Nacional de Imunizações, a partir da próxima segunda-feira, quando inicia a vacinação no resto do país. 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA