Página inicial > Comunicação > Notícias > Sartori prioriza clareza no PPA para reduzir desigualdades regionais

Sartori prioriza clareza no PPA para reduzir desigualdades regionais

Construir o Plano Plurianual 2016-2019 com um olhar diferenciado sobre as regiões do Estado, na meta pela redução das desigualdades regionais, foi a recomendação do governador José Ivo Sartori aos técnicos que envolvidos no processo de elaboração do documento para o Plano Plurianual 2016-2019. Sartori e secretários de Estado participaram, nesta quarta-feira (8), do ato de abertura do Plano que irá nortear as ações e programas do governo nos próximos quatro anos.

Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan), cada secretaria indicou coordenadores setoriais que serão responsáveis por definir os projetos prioritários de suas áreas que entrarão no plano. A partir da próxima semana, os técnicos participam de Oficinas Temáticas por Eixo de Governo (Econômico, Social, Infraestrutura e Ambiente, Governança e Gestão) e começam o detalhamento dos objetivos prioritários a partir do mapa estratégico já definido.

"A diminuição das desigualdades regionais deve ser uma meta, um princípio, e é preciso fazer isso com muita clareza", afirmou o governador. "Estamos pedindo um olhar específico de cada secretaria, para que possamos construir as propostas a partir da visão de governo", acrescentou o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch.

O governador destacou também a importância dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) na construção do PPA, por seu conhecimento sobre as demandas das comunidades. "É preciso uma região ir bem para que todos os municípios possam ir bem", disse Sartori.

Desde 30 de março, a Seplan percorre as nove Regiões Funcionais do Estado, juntamente com a Caravana da Transparência, para coletar contribuições dos Coredes para o PPA. Os chamados Fóruns Regionais se encerram no dia 16 de abril, em Caxias do Sul.

O projeto de lei do PPA será protocolado na Assembleia Legislativa pelo Poder Executivo até 1º de agosto de 2015.

Texto: Fabíola Bach/Ascom/Seplan
Edições: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação