Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública é indicada representante da Rede BiblioSUS na Região Sul

Participantes da mesa falam com os presentes
A Rede BiblioSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem por objetivo ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública - Foto: Gabriel Severo

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) foi indicada como a representante da Região Sul na Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede BiblioSUS). O convite e a indicação foram anunciados pela coordenadora de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde, Shirlei Rodrigues, durante o Seminário 52 anos ESP, encerrado na quinta-feira (9). A Rede BiblioSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem por objetivo ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do MS.

“Neste ano decidimos adotar a estratégia de fortalecer a Rede BibioSUS visando a ampliar o olhar para as especificidades, demandas e necessidades de cada região do país”, explicou Shirlei. Ela destaca que a partir desta ação será possível identificar necessidades e desenvolver ações regionais que superem dificuldades a partir da busca de soluções articuladas e do compartilhamento de informações. “Para atuarmos em rede, precisamos estreitar laços com nossos pares para construir coletivamente ações de melhoria, contemplando um trabalho mais integrado e consistente. Essa é a essência do trabalho em rede”.

Uma primeira reunião das bibliotecas da Região Sul, que compõem a Rede BiblioSUS, será agendada ainda este ano e deve ocorrer na ESP/RS. O objetivo é identificar e avaliar a realidade destas bibliotecas e buscar soluções conjuntas e articuladas para superar dificuldades. Também participou do evento Cláudia Guzzo, consultora na área da Gestão da Informação e Conhecimento do Ministério da Saúde.