Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP/RS entrega certificados de formação em Saúde Mental
RSS
A A A
Publicação:

ESP/RS entrega certificados de formação em Saúde Mental

Formandos posam com organizadores
Os 114 alunos do curso receberam informações e puderam debater sobre o tema - Foto: Fernanda Nunes

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATEnf) que atuam nos municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Dom Pedrito, na região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, participaram da cerimônia de entrega de certificados de conclusão da Formação em Saúde Mental, com Ênfase em Crack, Álcool e outras Drogas, na quinta-feira, 20, em Bagé. Os 114 alunos do curso, que atuam na Atenção Básica, receberam informações e puderam debater sobre o tema visando a ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Por meio do debate e troca de ideias, os participantes são estimulados a entender o cuidado em saúde mental conforme as especificidades de cada território e a buscar na rede de atenção psicossocial à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

No Rio Grande do Sul, o curso é fruto de pactuação do Ministério da Saúde com a ESP/RS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e prevê a formação para todos os agentes comunitários de saúde do Estado e de um auxiliar ou técnico de enfermagem por equipe de saúde da família. Os cursos iniciaram em outubro de 2013 e encerram em dezembro de 2014, totalizando mais de 10 mil profissionais formados. O curso tem carga horária de 60 horas, das quais 40 horas são na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão.

O evento contou com a presença da diretora da Escola de Saúde Pública, Waleska Antunes da Porciúncula Pereira, da secretária de Saúde de Bagé, Aura Stella Centeno Pereira, da coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosane Eunice Silveira e da Coordenadora Estadual do Projeto Caminhos do Cuidado, Naia Cloé Aenlhe Correa.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA