Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Curso forma 400 agentes comunitários e técnicos de enfermagem para atuarem na área de Saúde Mental
RSS
A A A
Publicação:

Curso forma 400 agentes comunitários e técnicos de enfermagem para atuarem na área de Saúde Mental

Alunos do curso agrupados em foto panorâmica
Alunos celebram conclusão do curso - Foto: Fernanda Souza Nunes

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), realizou a cerimônia de entrega de certificados de conclusão da formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas para cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATEnf) da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. A solenidade foi realizada nesta terça-feira, 14, em Santa Cruz do Sul.

 O objetivo do curso, oferecido pelo projeto Caminhos do Cuidado, é contribuir para a formação de trabalhadores que atuam na Atenção Básica, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Por meio do debate e troca de ideias, os participantes são estimulados a entender o cuidado em saúde mental conforme as especificidades de cada território e a buscar na rede de atenção psicossocial à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

"O curso contribui para a mudança do cuidado ao usuário, especialmente, em um tema tão complexo, despertando um novo olhar para o outro", disse Waleska Pereira, diretora da ESP/RS. Segundo ela, a formação é um processo de aprendizagem construído a partir da troca com o colega e com o usuário do serviço de saúde. "Nossas ações de educação permanente representam um investimento em quem faz o trabalho. Este curso foi realizado de forma descentralizada, em cidades-pólo, com o objetivo de aproximar a formação do trabalhador". Segundo a diretora, no Estado, o curso atingiu 100% das metas estabelecidas pelo projeto.

 

 

O coordenador executivo do projeto Caminhos do Cuidado e representante da Escola GHC do Grupo Hospitalar Conceição, Régis Cunha de Oliveira, destacou a relevância da temática para os territórios de saúde. "Um dos objetivos é derrubar barreiras e preconceitos que cercam o tema, levando o debate e a reflexão sobre o crack, álcool e outras drogas para os territórios, entre os profissionais de saúde e nas famílias".

 

 

A coordenadora da 13 CRS, Eliana Maria Guehl, apontou a relevância de os trabalhadores de saúde estarem ampliando o olhar para sua comunidade e agregando valor ao seu trabalho. "Com isso, estamos contribuindo para a qualificação da saúde que, com certeza, passa pela atenção básica e pelo trabalho de cada um". O secretário de saúde de Santa Cruz do Sul, Carlos Eduardo Behn, também ressaltou a capacitação de ACS como uma forma de aproximar e qualificar o serviço ofertado à população.

 

 

Ricardo Charão, do Departamento de Ações em Saúde da SES/RS, destacou a importância do projeto Caminhos do cuidado que tem assegurado a qualificação do trabalho de agentes comunitários de saúde de todo o país. "Graças a estes profissionais, a saúde atinge o território e, em consequência, a população. Qualificar e ampliar cada vez mais este atendimento é uma meta permanente e constante".

 

 

 

No Rio Grande do Sul, o curso é fruto de pactuação do Ministério da Saúde com a ESP/RS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e prevê a formação para todos os agentes comunitários de saúde do Estado e de um auxiliar ou técnico de enfermagem por equipe de saúde da família. Os cursos iniciaram em outubro de 2013 e encerram em dezembro de 2014, totalizando mais de 10 mil profissionais formados. Com carga horária de 60 horas, das quais 40 horas são na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão.

 

O evento contou com a presença de prefeitos de municípios da 13ª CRS e de serviços da saúde da região.

 

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA