Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > NURESC > NURESC da 13ª CRS > Ações de educação/interlocuções
RSS
A A A

Ações de educação/interlocuções

O NURESC atua a partir de dois movimentos na região de saúde:

- Um movimento interno voltado aos trabalhadores de saúde da 13ª CRS, buscando a organização de momentos dirigidos ao desenvolvimento desses profissionais, além de oferecer suporte ao seu trabalho educativo junto aos municípios;

- Um movimento externo em que o NURESC atua na descentralização das políticas nacional e estadual com foco na educação em saúde coletiva, no fortalecimento do controle social e na participação popular em saúde. Nesse sentido, atua como braço regional da ESP/RS, articulando ações com os municípios, como a implementação das políticas de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente em Saúde. Participa na condução regional das ações, formulando propostas, executando, monitorando e avaliando processos educativos e de gestão do trabalho. O Nuresc participa ativamente e articula-se com a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES 13), onde uma diversidade de atores sociais se faz presente. Atualmente são executados, acompanhados e monitorados na região projetos com recursos da União.

Objetiva-se implantar a rede de educação em saúde coletiva, partindo do que já foi construído até o momento e instituindo a rede de apoio intersetorial na região.

Descentralizar a residência - Em 2012 iniciou-se descentralização da Residência Integrada em Saúde da ESP, com uma residente de terceiro ano, ênfase na gestão da educação em saúde coletiva, que atuou no Nuresc da 13ª CRS, promovendo, dentre outras ações, o mapeamento para a descentralização da RIS/Ênfase Atenção Básica. Assim, desde 2013, no município de Venâncio Aires, a ESF Macedo desenvolve a RIS/AB nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia. No segundo ano, os residentes estagiam na gestão da 13ª CRS, na secretaria municipal de saúde e em serviços de referência da rede.

O Nuresc da 13ª CRS planeja ampliar a sua equipe de referência com a indicação de nomes de outros núcleos da coordenadoria e de um estagiário.

Qualificar os NIDS, por meio da atualização do acervo e dos equipamentos disponíveis para consulta e pesquisa, assim como desenvolver ações dirigidas à comunidade regional que incentive a participação no NIDS; uma ação em implantação - "revistário" /sala de leitura e empréstimos esta sendo desenvolvida.

A região de saúde 28 pretende qualificar e disponibilizar o Laboratório de Ensino, a partir da repactuação com aUniversidadede Santa Cruz do Sul (Unisc),para implementar nolocalcursos na área da saúde.

Qualificar trabalhadores/alunos na temática das redes de atenção à saúde e atenção básica, contando com a Coordenação Estadual da Atenção Básica e com o projeto Seminários das Redes de Atenção em Saúde, elaborados pela CIES 13 e aprovado na CIR Vale do Rio Pardo, CIES RS e CIB estadual.

Entre 2011 e 2012, foram qualificados trabalhadores e conselheiros de saúde na área de Vigilância em Saúde; espera-se dar continuidade a este processo em outubro de 2014, envolvendo diretamente gestores, trabalhadores e conselheiros de saúde.

Foram realizados três cursos na área de Planejamento e Gestão voltados a equipes da Região de Saúde 28, envolvendo gestores, trabalhadores, conselheiros e alunos de cursos da saúde.

Também está em andamento na região, o projeto Mapeamento, bem como diversas ações voltadas aos movimentos sociais da saúde.

Entre as ações programadas está o curso de qualificação de Agentes Comunitários de Saúde em 2014/2015 e a realização de um curso de capacitação para Agentes de Vigilância em Saúde em 2015.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA