Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP/RS entrega projetores multimídia aos 19 Nuresc do Estado
RSS
A A A
Publicação:

ESP/RS entrega projetores multimídia aos 19 Nuresc do Estado

Diretora da ESP conversa com representes das Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva
Os equipamentos irão contribuir para as atividades entre o NURESC e os municípios das áreas de abrangência - Foto: Alexandre Menezes

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), realizou a entrega de projetores multimídia (data show) para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Estado, nesta terça-feira, ás 17h30, no auditório do DAER, durante a reunião com os coordenadores regionais. Os equipamentos são destinados aos Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (NURESC), instâncias descentralizadas da ESP, presentes nas CRS e responsáveis pelodesenvolvimentodas ações de formação, qualificação e educação permanente o mais próximo possível dos trabalhadores e demais atores sociais que atuam no e para o SUS. 

“Estes equipamentos têm por objetivo contribuir e qualificar o desenvolvimento das atividades de educação realizadas pelos NURESC junto aos municípios da área de abrangência das CRS”, disse a diretora de ESP/RS no ato de entrega dos equipamentos. Segundo ela, como estratégia de fortalecimento dos NURESC, também está a sua inserção na Direção Colegiada da ESP. Cita ainda o investimento em infraestrutura, que prevê a aquisição de materiais, equipamentos e livros para a realização dos cursos e para compor o acervo das bibliotecas dos NURESC. “Com relação a aquisição de equipamentos, além dos projetores multimídia entregues neste ato, breve repassaremos às regionais notebooks que estão em processo de compra”, antecipou a diretora.

Entre os principais projetos e ações realizadas pela ESP em conjunto com os NURESC no Estado citou os cursos desenvolvidos com recurso federal, do Programa de Formação dos Trabalhadores da Saúde de Nível Médio (PROFAPS), que são os de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso (ASI) e os de Qualificação em Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), em andamento em quase todas as CRS. Já foram encerrados os de ASI em Erechim, Santa Maria, Lajeado e Ijuí e os de ASB, em Alegrete e Uruguaiana. “Este ano teremos ainda o encerramento do ASB em Pelotas”.

Outro projeto importante destacado por Waleska é o Caminhos do Cuidado, que integra o programa “Crack é Possível Vencer” do Governo Federal. No Estado, o curso é desenvolvido em parceria com a ESP. De acordo com ela, até o final de dezembro a Escola terá completado a capacitação de 100% dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de um auxiliar/técnico de enfermagem de cada uma das Equipes de Saúde da Família. “A partir de setembro realizaremos a entrega dos certificados aos alunos/trabalhadores em evento em cada uma das CRS, iniciando pela 13ª CRS, em Santa Cruz do Sul, que está finalizando a formação agora em agosto”.

Também está previsto para outubro o início dos Cursos de Qualificação dos ACS, com 400 horas/aulas, que serão coordenados e executados pela ESP e NURESC, com apoio de professores selecionados para esse fim. Além desses projetos, que estão sendo realizados em praticamente todas as regiões, Waleska citou ainda os cursos de Educação Popular em Saúde, desenvolvidos nas macrorregiões metropolitana, missioneira e sul; o Curso de Aperfeiçoamento Gerencial para Equipes Municipais e Regionais de Saúde, na macromissioneira; além de uma variedade de cursos e atividades de educação permanente realizados junto aos municípios.

Além dos coordenadores regionais de Saúde e adjuntos das 19 CRS, o evento contou com as presenças da secretária-adjunta da Saúde, Rosângela Dornelles, do diretor do Departamento de Coordenação das Regionais, José Carlos Arcego e dos representantes dos NURESC.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA